Banco de Sangue de São Paulo celebra Dia do Doador de Sangue com conscientização

Banco de Sangue de São Paulo celebra Dia do Doador de Sangue com conscientização

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da ação e estimular a doação de sangue, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue – data instituída por decreto, em 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco, por ocasião do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

Devido à proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e feriados prolongados, o mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nas instituições de hemoterapia do Brasil.

No Banco de Sangue de São Paulo, os doadores estão sendo homenageados ao longo do mês com a Campanha “Vem doar“, com mensagens de agradecimento veiculadas nas redes sociais. E ainda, até o dia 30 deste mês, os doadores que praticarem esse ato solidário serão presenteados com uma camiseta alusiva à data (até enquanto durarem os estoques).

Essa é uma data muito especial para nós, porque os doadores de sangue são os protagonistas desse propósito maior que é proporcionar novas chances de saúde e de vida para outras pessoas. Por isso, queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos eles que, voluntariamente, se disponibilizam a esse ato de amor“, diz Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo.

Ela ressalta ainda a importância de ações de conscientização especialmente neste cenário de pandemia, em que os estoques de sangue oscilaram ao longo do ano com um déficit em torno de 35%. “Ainda estamos enfrentando um momento crítico, operando com os nossos estoques sanguíneos com uma baixa de 20%. Necessitamos de mais de 160 doações diárias, para atender com segurança a todos os pacientes dos hospitais conveniados que necessitam de transfusões e outros procedimentos“, complementa Bibiana.
 
Interessados em doar sangue podem obter mais informações sobre o gesto acessando www.doesanguedoevida.com.br. Atualmente, o Banco de Sangue de São Paulo conta com duas unidades cujos endereços são:
 
Unidade Paraíso
Rua Tomas Carvalhal, 711 – Paraíso | Tel.: (11) 3373-2000 | Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h.
 
Unidade Hospital Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1450 – Vila Clementino | Tel.: (11) 5080-4435 | Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
 
 
 
 
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários