Oito filmes poderosos para conhecer nesse Dia da Consciência Negra

Oito filmes poderosos para conhecer nesse Dia da Consciência Negra

Hoje é dia da Consciência Negra e nós separamos oito filmes que mostram a importância deste dia.

Pantera Negra:

O filme mostra Wakanda, uma nação africana extremamente avançada que se isola do mundo para que não seja explorada. Porém, quando o filho (nascido nos Estados Unidos) de um nativo do país descobre os segredos e avanços da nação, ele abre uma discussão sobre abrir Wakanda para ajudar os pretos que são oprimidos mundo afora.

Além deste forte conflito, a história explora a mitologia do Pantera Negra, um dos heróis mais importantes da Marvel e é protagonizado por Chadwick Boseman e Michael B Jordan.

12 anos de Escravidão:

Vencedor do Oscar, o longa é protagonizado por Chiwetel Ejiofor e mostra a história real do músico Solomos Northup, que é sequestrado e vive como escravo por 12 anos.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade:

O filme acompanha uma marcha épica dos direitos civis liderada por Martin Luther King Jr. na cidade de Selma, no Alabama. Tal marcha foi crucial para o direito ao voto, conquistado em 1965.

Django Livre:

A obra de Quentin Tarantino mostra Django, um ex-escravo que busca recuperar sua esposa, que ainda segue escravizada em uma fazenda norte-americana.

Moonlight:

Outro vencedor de Oscar, Moonlight mostra a jornada de luta e autoconhecimento de Chiron, um jovem preto, gay e pobre que cresce em um bairro perigoso de Miami.

Get On Up: A História de James Brown:

Mais um protagonizado por Chadwick Boseman, o longa acompanha a trajetória de James Brown, o rei do soul, até os momentos finais de sua brilhante carreira.

O Ódio que Você Semeia:

Tão doloroso quanto atual, o filme mostra a luta de Starr, que presencia a morte de seu melhor amigo, que foi assassinado por um policial em uma blitz de rua. A partir daí, a jovem começa uma dura luta em busca de justiça.

Corra!:

Criado por Jordan Peele, o filme é tão surreal quanto impressionante, e mostra o racismo como um grande e aterrorizante vilão, em uma trama que começa tranquila e vai tomando proporções inacreditáveis.

BÔNUS! Olhos Que Condenam:

A minissérie premiada da Netflix mostra o revoltante caso de cinco jovens que foram acusados e condenados injustamente por um estupro no Central Park, conseguindo provar sua inocência apenas 13 anos depois.

Sobre o autor

Página de cultura pop, com construções de teorias e análises sobre os principais universos do cinema, tv, quadrinhos e música em vídeos e podcast. Além da publicação de notícias diárias no Instagram.

Comentários