Sesc SP anuncia programação de exposições em diversas unidades

Sesc SP anuncia programação de exposições em diversas unidades

Neste mês de novembro, a rede Sesc São Paulo apresenta oito novas exposições em unidades da capital (24 de Maio, Consolação, Pinheiros, Santana e Santo Amaro), da Grande São Paulo (Guarulhos) e do interior (Piracicaba). Ampla e variada, a programação se integra às dez mostras abertas pela instituição em outubro nas cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano, Santos, Sorocaba e Taubaté, e contempla públicos diversos, com recortes curatoriais que permeiam a arquitetura brasileira, lusofonia, meio ambiente, ciência e saúde, além de outras questões latentes do mundo contemporâneo.

Para complementar a experiência, além de visitar as exposições presencialmente mediante agendamento prévio online, o público pode participar de atividades gratuitas, como cursos, oficinas e bate-papos, no ambiente virtual.

A abertura das exposições acontece em consonância com as orientações do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras municipais para retomada de atividades presenciais e segue medidas criteriosas de proteção e prevenção ao Covid-19, estabelecidas pelos órgãos de saúde pública. O público poderá visitar as mostras de forma gratuita e presencial mediante agendamento prévio online através da página de cada unidade no Portal do Sesc São Paulo ou pelo link sescsp.org.br/exposicoes. A fim de manter o distanciamento seguro entre os visitantes, as vagas para sessões são limitadas e variam conforme a unidade.
 
O Sesc Guarulhos é uma das unidades que recebe nova exposição neste mês (foto: Sesc SP)
 
Entre os destaques da programação está a 15ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, realizada pelo Sesc São Paulo tradicionalmente na unidade Piracicaba (Rua Ipiranga, 155 – Centro – Piracicaba/SP). Com curadoria de Ana Avelar e Renata Felinto, a Bienal abre em 28/11 com obras de 125 artistas de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal. Sob o título “Ideias para adiar o fim da arte”, a exposição traz obras em suportes diversos e levanta discussões sobre questões associadas ao fazer artístico; ao meio ambiente; ao feminino enquanto força social, divindade e figura do sagrado; às violências estruturais históricas; entre outras pautas latentes do mundo atual.

No dia 25/11, no coração da capital, o Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – República) recebe a exposição inédita no país Infinito Vão: 90 Anos da Arquitetura Brasileira. Com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, a mostra, realizada anteriormente na Casa da Arquitectura, em Portugal, traz ao público um recorte da história da arquitetura brasileira – desde a conclusão da primeira das três casas modernistas de Gregori Warchavchik (1928) até o presente – a partir de obras e projetos de 96 arquitetos emblemáticos do país, entre os quais Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.

Ainda na capital da cidade, estreia no Sesc Pinheiros (Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros) a exposição Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte. Em cartaz a partir do dia 26, a mostra reúne obras de mais de 30 mulheres e homens artistas que se utilizam do bordado como um meio expressivo contestador de hierarquias estéticas e sociais, além de trazer também alguns trabalhos de arpilleras chilenas.

Há exposições lúdicas e interativas mais voltadas ao público infanto-juvenil até projetos que convidam a reflexões mais densas. Acredito que o propósito da arte e seu poder de transformação social serão reafirmados no atual contexto pandêmico que atravessamos e no pós, também“, afirma Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.
 
Orientações de segurança para visitantes

Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços. A capacidade de atendimento das exposições foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança foram distribuídas pelo local.

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, são obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis.
 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/11/sesc-sp-anuncia-programacao-de-exposicoes/" width="100%" count="off" num="5"]