Espetáculo Epíco em que crises políticas, sanitárias e sociais profundas da Idade Média se revelam atuais

Espetáculo Epíco em que crises políticas, sanitárias e sociais profundas da Idade Média se revelam atuais

Companhia teatral Tercer Abstracto (CHI/BR) investiga os principais Manifestos Teatrais que revolucionaram a cena no século XX; Épico utiliza em sua construção artística, narrações, teatro de sombras e vídeos

A peste bubônica de meados do ano 1300 – ainda na Idade Média – matou milhares de pessoas ao redor do mundo. Mas era um tempo de comunicação falha e acesso restrito às informações. Hoje, 2020, temos muito conhecimento produzido e disponibilizado, e ainda assim temos milhares de mortos, em função da pandemia da covid19.

que Brecht, nascido na virada dos anos 1900, tem a colaborar nos dias que se seguem?

As elaborações sobre o teatro épico discutidas por Bertolt Brecht (1898 – 1956) no texto-manifesto Um Pequeno Organon para o Teatro (1948) foram o ponto de partida para a criação do espetáculo ÉPICOda Cia Tercer Abstractoque fará temporada online a partir do dia 15 de janeiro de 2021, sexta-feira, 19h, por Zoom. A direção é de David Atencio e, no elenco, estão Giovanna Monteiro, Giu Castro, Mateus Fávero, Marô Zamaro e Paulo Eduardo Rosa. A peça foi contemplada pelo edital ProAC Nº 01/2019 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro Primeiras Obras.

SINOPSE

Os anos do calendário já haviam chegado ao número de 1348 quando uma peste mortífera atacou a Europa. Estamos em 2020, vivendo um épico momento a nível nacional e internacional que parece não ter saída. O ponto de partida e ÉPICO é Bertolt Brechtque indica uma proposta didática e narrativa que transforma o teatro numa potente sala de aula. ÉPICO é uma peça on-line, um jogo de comparações que pretende proporcionar ferramentas de análise. Tratando as condições sociais como acontecimentos em processo, pretende suscitar, como escreveu Brecht, “pensamentos e sentimentos que desempenhem um papel na modificação do contexto”.

SERVIÇO

ÉPICO
De 15 a 31 de janeiro de 2021 | Sextas, sábados e domingos, às 19h
Sessão extra: 25/1, segunda-feira, 19h (Aniversário de São Paulo)
* Nos dias 23 e 30 de janeiro, sábados, haverá bate-papo com a equipe após a sessão.
Acesso gratuito. Para reservar ingressos, basta enviar e-mail para [email protected] e aguardar orientações da produção.

Duração: 70 min. | Classificação: Livre

 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

Comentários