Japanologia está com inscrições abertas para 2021

Japanologia está com inscrições abertas para 2021

Em janeiro, no curso “Introdução à Sociedade Japonesa”, o professor Kebbe propõe análises antropológicas e sociológicas sobre a sociedade japonesa contemporânea, confrontando perspectivas nipônicas e não nipônicas sobre o tema para abordar temas como diversidade, classe, gênero, família, mundo do trabalho e cotidiano.

“A minha meta, desde sempre, tem sido afastar os estereótipos que se tem sobre o Japão e que atrapalham a gente no entendimento do país e da tão falada ´cultura japonesa´. Dessa vez eu quero dar essa guinada, me voltando para aspectos da vida cotidiana contemporânea. O material utilizado faz parte dos Estudos Japoneses e que trouxe do Japão. Nesse primeiro curso da série eu farei uma Introdução à Sociedade Japonesa, e nos próximos módulos vamos abordar e detalhar temas específicos”, adianta o professor.

Os cursos são abertos a todos os membros da comunidade, independentemente da sua escolaridade, e recorre a leituras de várias áreas do conhecimento, sendo útil para todos aqueles que se interessem em Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia. Em tempos de pandemia, as aulas serão ministradas online.

“Num primeiro momento eu imaginei que as pessoas não fossem demonstrar tanto interesse, mas ocorreu o contrário: não só aumentou o número de interessados, como tive vários pedidos sobre temas a serem trabalhados em cursos futuros. Tenho notado que, mesmo num período tão difícil, de pandemia e crise econômica, muitas pessoas têm demonstrado interesse em continuar estudando e aprendendo, o que eu acho notável. Para mim, enquanto pesquisador e professor da área, dar aula para tantas pessoas interessadas tem sido bastante recompensador. Me parece uma grande oportunidade para levar os conhecimentos que obtive estudando ou fazendo pesquisa aqui e no Japão para fora das universidades”, comenta Victor.

Leituras Avançadas – Okinawa

Este curso da série Leituras Avançadas fala sobre a província de Okinawa, apresentando várias análises sobre sua cultura, religião e tradições, visando compreender a história, identidade, práticas religiosas e sociedade de Okinawa, tendo como referência os trabalhos clássicos de George Kerr e Arne Rokkum. O curso é aberto a todos os membros da comunidade e será ministrado online .

“A série tem 3 módulos e foi um sucesso tremendo. Foi a primeira vez que dei aula para gente de fora do estado de São Paulo, chegando em Campo Grande/MS. São aulas mais específicas e fazendo uma análise detida de vários aspectos da cultura ryukyuana. Em cada módulo eu seleciono dois pesquisadores do tema e apresento seus trabalhos, fazendo também os meus apontamentos enquanto pesquisador. A grande maioria do material que uso em aula eu trouxe do Japão, sendo que alguns são inacessíveis aqui no Brasil. Tem sido muito legal o feedback. O bate-papo com os alunos também tem sido fundamental, sendo um imenso aprendizado. Estou bem animado! Anunciei nas redes sociais da Japanologia os cursos e foi questão de segundos para que os e-mails começassem a chegar! Fico feliz que estes cursos tenham despertado o interesse de todo mundo”, finaliza o professor.

Japan 2021 – Introdução à Sociedade Japonesa
Datas: 23/01, 30/01, 06/02 e 13/02 (sábados)
Horário: 10h às 12h
Valores, inscrições e informações: [email protected]

Leituras Avançadas – Okinawa
Datas: 19/01, 26/01, 02/02 e 09/02 (terças)
Horário: 20h às 22h
Valores, inscrições e informações: [email protected]

Os cursos serão ministrados online, pelo zoom.
Será emitido certificado de participação e o conteúdo poderá ser acessado posteriormente offline 

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.

Cursos ACENB e Japanologia

A parceria entre a Biblioteca Temática da ACENB São Carlos e a Japanologia completou três anos em 2020, levando à comunidade nipodescendente várias discussões envolvendo a cultura japonesa sob diferentes frentes. Os cursos têm sido ministrados ininterruptamente ao longo destes anos, contribuindo para o entendimento da cultura e sociedade japonesa. Em 2020 os cursos passam a ser ministrados online, abertos a todos os interessados e alcançando alunos em várias partes do Brasil e Japão.

Mais informações: https://www.japanologia.com
 

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/01/japanologia-esta-com-inscricoes-abertas-para-2021/" width="100%" count="off" num="5"]