Sintomas da retenção de líquidos – Causas e tratamentos!

Sintomas da retenção de líquidos – Causas e tratamentos!

Os sintomas da retenção de líquidos são muitas vezes claros, e precisamos estar atentas para evitar que isso acabe nos afetando e dificultando nossa vida como um todo.

Muitas pessoas sofrem de retenção de líquidos, uma tendência do corpo em reter e acumular líquidos nos espaços intersticiais.

Essa estagnação ocorre principalmente nas áreas do corpo mais propensas ao acúmulo de gorduras, como, por exemplo, abdômen, coxas e nádegas. Detox Caps é um remédio que pode ajudar a perder esse tipo de água e gordura acumulada. Detox Caps funciona mesmo e muitas pessoas já estão fazendo o seu uso.

No entanto, a retenção de líquidos também pode afetar os membros superiores e a cavidade abdominal. Leia conosco, compreenda suas causas, como combater e descubra quais são os sintomas de retenção de líquidos.

As causas da retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode ser advinda devido a várias causas, das quais estas são as mais frequentes:

  • Nutrição: uma dieta muito rica em sal, proteínas e álcool, principalmente se acompanhada de má hidratação diária, retarda o processo diurético e promove o acúmulo de líquidos;
  • Estilo de vida: um estilo de vida particularmente sedentário pode afetar negativamente a circulação linfática, responsável pela remoção do excesso de fluidos e toxinas;
  • Excesso de peso: a retenção de líquidos não causa ganho de peso. O sobrepeso e a obesidade, entretanto, são condições que retardam a diurese, afetando a estagnação de líquidos e favorecendo o início dos sintomas de retenção de líquidos;
  • Fumaça;
  • Consumo frequente ou excessivo de bebidas alcoólicas e/ou açucaradas (coquetéis, cerveja, chá, café açucarado, sucos de frutas, etc.);
  • Gravidez;
  • Usar roupas justas e salto alto com frequência, especialmente se for forçado a ficar em pé por muito tempo;
  • Tomar pílulas anticoncepcionais;
  • Tomar certos tipos de medicamentos, como aqueles contra hipertensão ou cortisona;
  • Doenças, patologias e inflamações: algumas doenças e patologias podem levar à formação de um edema, ou seja, a uma acumulação de água. Nestes casos é muito importante consultar um médico especialista, pois este edema pode ter riscos e implicações diferentes da retenção fisiológica e normal da água.

As principais causas, em qualquer caso, são representadas por uma alimentação desequilibrada e um estilo de vida sedentário. Por isso, é necessário seguir uma dieta variada e equilibrada e fazer exercícios, seja como educar o seu cão diariamente, levá-lo para passear, ou até mesmo academia, com a finalidade de melhorar a circulação e diminuir a estagnação de líquidos.

Sintomas de retenção de líquidos

Mas afinal, quais são os sintomas de retenção de líquidos? Os principais sintomas de retenção de líquidos é a presença de pernas inchadas, muitas vezes acompanhadas por uma sensação de peso e fadiga.

Para saber se você sofre dessa patologia, faça um pequeno teste diretamente em casa: pressione com firmeza um dedo na frente da coxa por alguns segundos. Se depois de remover seu dedo à impressão dele permanecer claramente visível, você provavelmente está sofrendo de sintomas de retenção de líquidos.

A diferença entre celulite e retenção de líquidos

Bom, você já sabe quais são os sintomas de retenção de líquidos, mas e qual é a diferença dessa patologia em relação à celulite? A retenção de líquidos e a celulite não são a mesma coisa.

Este último é, de fato, um depósito de gordura localizada que dá origem a um efeito estético irregular, em particular nas coxas e nádegas, enquanto a retenção de líquidos é uma acumulação de líquidos que não foram absorvidos.

Detox Caps pode agir de forma natural para a limpeza de suas celulites, pois elimina as toxinas primárias que as criaram. O melhor de tudo isso? Não existem efeitos colaterais do Detox Caps, já que sua fórmula e composição são totalmente naturais!

Como combater a retenção de líquidos?

E como combater os sintomas de retenção de líquidos? A retenção de líquidos deve ser combatida principalmente por meio da nutrição e do estilo de vida.

É imprescindível ingerir pelo menos dois litros de água ao dia, preferindo-se alimentos drenantes e pobres em sódio, que favorecem a eliminação do excesso de líquidos e evitam a estagnação.

Os alimentos recomendados são frutas e vegetais ricos em água, capazes de reter líquidos e reduzir o inchaço, como frutas ricas em vitamina C. Também é necessário ingerir regularmente leguminosas e grãos inteiros, para promover a regularidade intestinal, e substituir as bebidas açucaradas por chá verde e infusões.

Por outro lado, devem ser evitados sal, açúcares refinados, bebidas alcoólicas, queijos e carnes embutidas, pois contêm muita gordura e sal. Para estimular a circulação, recomenda-se a realização de atividade física, buscando evitar a estagnação de líquidos em pontos críticos. Aqui estão algumas dicas:

  • Aproveite todas as oportunidades para se mover um pouco e evite posições estáticas prolongadas, tanto em pé quanto sentado;
  • Se preferir a atividade com pesos, faça exercício que variem entre 8 e 12 repetições, limitando assim muito o ácido lático;
  • Treine os membros inferiores do corpo e nádegas, preferindo exercícios que sejam úteis para estimular o crescimento muscular, como agachamento, levantamento terra e impulsos de quadril;
  • Treine a parte superior do corpo, para estimular totalmente a circulação sanguínea;
  • No final do treino, faça sempre alguns alongamentos;
  • Uma posição excelente, útil para realizar mesmo à noite após um dia intenso de trabalho, é o levantar suas pernas sobre a parede ao lado da sua cama, o que favorece o retorno venoso da periferia para o centro do corpo.

Para não piorar o estado de inchaço ou inflamação, é necessário evitar cometer os seguintes erros:

  • Treinar apenas os membros inferiores: desta forma, de fato, seria criado um depósito de metabólitos na área sem melhorar a circulação sanguínea. Por isso também é muito importante treinar a parte superior do corpo, para melhorar a musculatura, a circulação sanguínea e linfática e equilibrar a harmonia do seu organismo;
  • Treine os membros inferiores em repetições muito altas, como 30, 50, 100, produzindo grandes quantidades de ácido láctico e metabólitos que são eliminados mais lentamente (nesses casos, use pesos bem leves).

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor os sintomas de retenção de líquidos e também com as nossas dicas de como combater essa patologia complicada de se lidar. Até a próxima!

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/sintomas-da-retencao-de-liquidos-causas-e-tratamentos/" width="100%" count="off" num="5"]