Como se preparar para concursos da EsPCEx

Como se preparar para concursos da EsPCEx

Você sabia que o Concurso EsPCEx já publicou o seu edital? Ao todo serão oferecidas 440 vagas de nível médio, e a maior preocupação para os prestadores do concurso é o que estudar. A verdade é que muitos não sabem o que é EsPCEx, mas neste artigo vamos entender o que é e como estudar para a prova.

Após a publicação do edital no dia 30 de abril de 2021, onde foi anunciado mais de 400 vagas para início imediato de nível médio para o cargo de cadete e ingresso posteriormente no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira de Linha Militar Bélico (CFO/LEMB), observou-se um aumento considerável das visitas ao site sobre o curso EspCEx, conhecido por fornecer suporte para a preparação para o concurso.

O que é EsPCEx?

Antes de falar sobre as estratégias de preparação para a prova da EsPCEx, é importante esclarecer o que é EsPCEx. A sigla EsPCEx é usada para se referir à Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Essa é uma das escolas militares mais tradicionais do Brasil, e tem como objetivo treinar e capacitar para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras. Os indivíduos que são formados nessa escola estão dando os primeiros passos para uma carreira militar de alta patente, e para diversos concursos militares.

Entretanto, saber o que é EsPCEx é apenas o primeiro passo para disputar uma das vagas oferecidas. O candidato também precisa ficar atento às datas e prazos para inscrição.

Quais as datas para ficar atento? 

É sempre bom ficar de olho nas datas mais importantes para não deixar passar nada e perder uma grande oportunidade.

As inscrições foram datadas dos dias 11 de maio a 14 de junho de 2021. As solicitações de isenção mediante o pagamento da taxa: de 11 a 14 de maio de 2021. As impressões do cartão de confirmação da inscrição: do dia 14 a 16 de setembro de 2021. O dia da realização do exame ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2021, tendo os gabaritos divulgados no dia 27 de setembro, após as 18h (horário de Brasília).

As notas serão divulgadas no dia 29 de outubro. E a listagem dos candidatos aptos classificados e majorados que foram aprovados será divulgada no dia 26 de novembro.

Os candidatos aprovados serão convocados para a segunda etapa do Concurso de Admissão que ocorrerá em 25 de janeiro de 2022, das 8h às 17h (horário de Brasília). Os candidatos majorados terão sua convocação pela página da EsPCEx no dia 26 de janeiro de 2022, até a data de validade do CA.

As matrículas deverão ser realizadas no dia 19 de fevereiro de 2022.

Quais os requisitos para a inscrição?

Para cumprir os requisitos o candidato deve ser brasileiro nato e ter concluído o ensino médio (ou estar cursando o 3° médio). Deve possuir no mínimo 17 anos e no máximo 22 completo até o dia 31 de dezembro do ano da realização da matrícula.

No caso de mulheres, a concursanda não pode estar grávida ou ter filho nascido há menos de 6 meses, com relação ao exame de aptidão física.

É exigido uma altura mínima de 1,55m para mulheres e de 1,60m para homens. E ambos estão aptos a fazer exercícios físicos e as demais condições impostas conforme o citado detalhadamente no Edital.

Como melhorar as chances para o concurso?

Para obter um bom desempenho na hora de sua prova é importante manter uma rotina organizada dos estudos.

É fundamental, além de manter uma rotina saudável com atividades físicas e manter uma alimentação balanceada, ler o Edital EsPCEx 2021 completo e estudar os temas que foram designados para a prova. Assim, você estará mais concentrado e apto para dar o seu melhor.

Como se preparar para todas as partes do exame?

Além da prova escrita, posteriormente será realizado o exame de aptidão física que é essencial. Os exercícios utilizados para a avaliação dos candidatos incluem: abdominal supra, flexão de braços na barra fixa, flexão de braços sobre o solo e por último e não menos importante a corrida de 12 minutos.

Como é o exame?

A prova possui duas fases que consistem em exame intelectual e aptidão física. No exame intelectual o concursando realizará duas provas: a primeira no sábado com duração de 4h30 e a segunda no domingo com duração igual à anterior.

Como são divididas as questões?

Na primeira parte do exame da EsPCEx, serão avaliadas as disciplinas de português (20 questões), redação, física (12 questões) e química (12 questões). Na segunda parte do exame serão avaliadas as disciplinas: matemática (20 questões), geografia (12 questões), história (12 questões) e inglês (12 questões).

A redação vale até 100 pontos, portanto é de extrema importância saber os critérios de correção que incluem o texto possuir no mínimo 25 linhas e no máximo 30 obrigatoriamente. Além de ser coerente, organizado e apresentável. É fundamental não desviar do tema proposto.

E sobre as vagas disponibilizadas?

Todos os anos a EsPCEx abre em torno de 440 vagas, onde dessas, 400 são designadas para homens e 40 para mulheres (informações presentes no edital do concurso de 2021).

Entender o que é EsPCEx e como se preparar para esse exame é fundamental para ter um bom resultado na hora da prova. Por isso, é importante começar a se preparar com bastante antecedência. 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/09/como-se-preparar-para-concursos-da-espcex/" width="100%" count="off" num="5"]