Cidadania italiana 2022

Cidadania italiana 2022

Se você deseja saber quais são os passos para obter sua cidadania italiana em 2022, então veio ao lugar certo! Há três diferentes meios onde é possível recorrer para tirar a cidadania.

Para saber quais são e todos os passos, basta continuar com a leitura desse conteúdo!

Cidadania italiana 2022

A Itália é um dos principais países onde os brasileiros desejam morar, pois a maioria deles têm algum laço sanguíneo com italianos. E por a Itália permitir que qualquer descendentes de italianos tenham direito a cidadania.

Antes de tudo, caso for tirar sua cidadania através de parentesco, é preciso ter em mãos todos os documentos oficiais que comprovem. Também tenha em mente os preços do processo, que varia conforme vários fatores.

Os processos feitos no Brasil são mais baratos que os feitos na Itália, o lado ruim é que pode demorar anos até obter. Os documentos e a quantidade deles também tem influência nos preços.

Também terá custos para fazer a tradução juramentada dos documentos e o apostilamento. Por isso, é importante programar-se com suas finanças.

Como conseguir cidadania italiana 2022

Sendo assim, confira logo abaixo um passo a passo para tirar a cidadania italiana em 2022 por meios diferentes!

Passo a passo para obter a cidadania italiana pelo Brasil em 2022

Para obter a cidadania italiana pelo Brasil, o processo tende a ser mais longo do que feito na Itália. Isso porque, há uma maior burocracia e a filha de espera é enorme, devido ao acúmulo dos últimos anos:

  • O primeiro passo é entrar na fila de espera no consulado italiano de sua região;
  • Enquanto espera a chamada do consulado, será preciso reunir os documentos para o processo. Além disso, também é preciso fazer a tradução juramentada dos documentos e apostilamento, para isso, conte com empresas qualificadas;
  • Assim que o consulado chamar, é preciso enviar os documentos para serem avaliados;
  • Após a avaliação, o consulado irá informar a aprovação ou então comunicar erros nos documentos, para serem alinhados.

Lembre-se de ter cuidado na hora de enviar os documentos para o consulado, caso tenha algum erro, o processo todo irá demorar ainda mais. Por outro lado, caso esteja tudo de acordo e o processo for concluído, já será reconhecido como um cidadão italiano e poderá emitir seu passaporte.

Passo a passo para obter a cidadania italiana na Itália

Caso queira agilizar o processo, então uma opção é tirar sua cidadania italiana na própria Itália. Apesar de mais caro, esse processo costuma ser bem mais rápido devido a demanda menor.

Esse processo feito pela via administrativa na Itália leva em média 6 meses para concluir, já o judicial pode levar de 12 a 18 meses. Esses meios são ideais para cidadania via paterna ou materna, devido a enorme fila de espera no Brasil.

Já os outros tipos de processos, podem ser feitos no Brasil e por um tempo mais curto. Confira logo a seguir como tirar a cidadania pela via administrativa:

  • Primeiro reuna todos os documentos exigidos e os prepare no padrão;
  • Realize tradução juramentada em italiano de todos esses documentos
  • Será preciso ir até a Itália para fazer registro da residência e dar início no processo;
  • Nesse meio tempo, aguarde na Itália até um oficial validar sua residência;
  • Feito isso, poderá iniciar o processo para obter sua cidadania;
  • Deverá aguardar a resposta do consulado referente à certidão de não-renúncia;
  • Logo após, receberá a certidão de não-renúncia em sua residência e deverá assinar o nascimento e, caso seja casado, do matrimônio;
  • Ao confirmar o processo, já pode emitir sua carteira de identidade italiana e o passaporte também;
  • Se caso deixar a Itália, será preciso transferir a pasta para o país atual para assim emitir o passaporte italiano.

Passo a passo do processo via judicial na Itália

Por fim, há o processo via judicial, onde não é preciso se deslocar até a Itália para poder obter sua cidadania. É como se fosse um meio termo entre ambas as opções acima:

  • Como sempre, deverá reunir todos os documentos e os deixar no padrão exigido;
  • Ter um comprovante ou protocolo da inscrição na fila de espera do consulado italiano de sua região;
  • O advogado irá verificar se todos os documentos estão de acordo com o exigido pelo tribunal de Roma;
  • Após a análise, já poderá iniciar o processo de cidadania;
  • Ao finalizar, a cidadania estará registrada na Itália. Mas, se preciso, poderá transferir a para o Brasil, para emitir o passaporte.

Conclusão

Viu quais são os passos para tirar sua cidadania italiana em 2022? Não é um processo muito fácil, ainda mais aqui no Brasil, que pode ser muito burocrático e lento, mas é certo que vale a pena.

Basta fazer tudo certo, para evitar erros e chances de ter que esperar mais tempo. Por fim, não esqueça de compartilhar com os seus amigos também, caso tenha gostado desse conteúdo!

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/cidadania-italiana-2022/" width="100%" count="off" num="5"]