Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Parque Cientec está reaberto para visitação à área externa

Parque Cientec (Reprodução/TV USP)

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Cientec) reabriu para visitação no último dia 22, na região da Água Funda, na zona sudeste da capital paulista. Além da reserva de 120 hectares de mata nativa, que pode ser aproveitada com um passeio na Trilha do Lago, os visitantes podem se divertir e aprender na área externa do parque.

As atividades oferecidas pelo Parque Cientec foram adaptadas para garantir a segurança sanitária do público. Em substituição aos ambientes fechados, as instalações ao ar livre foram equipadas com rede Wi-Fi e códigos QR, que direcionam uma visita autoguiada. A experiência está dividida em três partes: meio ambiente, cosmos, física e matemática. 

Junto ao Zoológico e ao Jardim Botânico de São Paulo, o Parque Cientec integra o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), a maior área de preservação de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo, que abriga nascentes do riacho Ipiranga — famoso por ser o lugar da Proclamação da Independência do Brasil. Por isso, é difícil não aproveitar o contato com a natureza, seja por meio de uma caminhada junto às árvores ou visitando o Meliponário, uma coleção de colmeias com abelhas-sem-ferrão.

Para quem se interessa pela Astronomia, o parque conta com radiotelescópio, usado para a observação de grandes intervalos de ondas eletromagnéticas de rádio. Na Alameda do Sistema Solar, o visitante aproveita um amplo espaço com esculturas que representam o Sol, os planetas e seus satélites, e pode participar do uso do Sunspotter para a observação direta das manchas solares. 

Já para os amantes da física e matemática, também estão abertos o Jardim da Física, com brinquedos que promovem o aprendizado das leis da natureza, o Espaço Geofísica e suas explicações interativas sobre a estrutura interna do planeta Terra. Tem também a Estação Meteorológica mais antiga em atividade do Estado de São Paulo, onde são feitas observações a cada hora do dia sobre as condições atmosféricas. 

Suzana Ursi, vice-diretora do Parque Cientec e professora do Departamento de Botânica da USP, fala sobre a reabertura para visitação: “O Cientec representa uma alternativa de vivência rica e encantadora aos visitantes de todas as idades, unindo conhecimento, lazer e oportunidade única de contato com a natureza. Todos são muito bem-vindos e podem ter segurança de que as exigências sanitárias estão sendo contempladas”. 

As atividades em ambientes fechados, como a da Luneta Zeiss 175 mm e do Planetário, por enquanto continuarão disponíveis somente através do passeio virtual

O Parque Cientec está aberto para receber também grupos e turmas escolares, desde que as solicitações sejam para as áreas externas. São indicados de 50 a 60 minutos para cada atração, então é recomendado que os visitantes levem lanche para passar o dia. 

Como visitar o parque

O Cientec fica na Avenida Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda, em frente ao Zoológico. O acesso é permitido pela Portaria 1. As estações de metrô mais próximas são: Saúde, São Judas e Jabaquara, todas da Linha 1-Azul.

O Parque Cientec fica aberto de segunda-feira a domingo, das 9h às 17 h (entrada até as 16 h).

Para a visitação, é necessário seguir os seguintes protocolos sanitários: 

Fonte: Valentina Moreira e Candido/Jornal da USP

Foto de topo: Reprodução/TV USP

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/parque-cientec-esta-reaberto-para-visitacao/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile