5 museus que você precisa conhecer

5 museus que você precisa conhecer

A cidade de São Paulo é repleta de museus para todos os gostos e bolsos. São tantas opções que é até difícil conhecer tudo que a cidade oferece!

Por isso, listamos 5 museus para você conhecer:

Museu da Imigração

Localizado na Mooca, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, fundada em 1993.

Museus em São Paulo Museu da Imigração

O museu preserva a memória das pessoas que chegaram ao Brasil pela Hospedaria de Imigrantes e o relacionamento construído ao longo dos anos, além de valorizar o encontro das diversas histórias e origens, propondo reflexões sobre as condições de viagem, adaptação em um novo país e contribuição para a formação da identidade paulista.

Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca
Site: museudaimigracao.org.br

Museu Afro

Desde 2004, o Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, focado em pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.

Museus em São Paulo Museu Afro Brasil

Com mais de 6 mil obras, o acervo está localizado dentro do Parque Ibirapuera e engloba diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros temas que nos remetem à trajetória histórica e influências africanas na sociedade brasileira. 

Endereço: Parque Ibirapuera – Portão 10
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Site: museuafrobrasil.org.br

Museu Judaico de São Paulo

O Museu Judaico de São Paulo é o primeiro museu sobre história judaica da cidade, inaugurado em 2021. O edifício em que está localizado o museu, na Bela Vista, é a antiga Sinagoga Beth-El, projetada e construída por Samuel Roder entre 1927 e 1932.

Museu Judaico de São Paulo

O museu cultiva as expressões, histórias, memórias, tradições e valores da cultura judaica relacionados ao contexto brasileiro. 

Endereço: Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista
museujudaicosp.org.br museujudaicosp.org.br

Museu Histórico da Imigração Japonesa

Inaugurado em 1978, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil fica no bairro da Liberdade e foi idealizado pelos imigrantes pioneiros preocupados em preservar e transmitir sua história às gerações seguintes.

Museus em São Paulo Museu Histórico da Imigração Japonesa

Tem um acervo de mais de 97 mil itens pertencentes aos imigrantes japoneses, como documentos, fotos, jornais, filmes, livros, revistas, utensílios, roupas, entre outros.

Endereço: R. São Joaquim, 381 – Liberdade
Site: bunkyo.org.br

Museu Xingu

O Museu Xingu é uma exposição permanente de artefatos indígenas que pertencia aos Irmãos Villas-Bôas, que integraram a Expedição Roncador-Xingu e documentaram a presença histórica das nações indígenas do Brasil.

Museu Xingu

Criado em 2012, o museu é abrigado pela Casa Amarela, no Jardim Paulista. Ele reúne objetos realizados com pena, argila, madeira e fibra. 

Endereço: R. José Maria Lisboa, 838 – Jardim Paulista
Site: casaamarela.art.br/museu-xingu

 

 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/05/5-museus-em-sao-paulo-que-voce-precisa-conhecer/" width="100%" count="off" num="5"]