Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Modernização do Pacaembu começou hoje com demolição do Tobogã

Foto: pacaembuoficial.com.br

Na manhã de hoje (29) começaram as obras de reforma do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pça. Charles Miller, s/n – Pacaembu), o Pacaembu, que passará por cerca de 24 a 28 meses de obras para restauro e modernização.

O início das obras se deu com a demolição do Tobogã, área da arquibancada do estádio destinada a ingressos mais populares. 

A Allegra Pacaembu é a concessionária que, em janeiro de 2020, assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos e é a responsável pelas obras. Segundo o site pacaembuoficial.com.br, a concessionária investirá cerca de R$ 300 milhões no equipamento público tombado, entregando-o para a cidade totalmente restaurado e modernizado, respeitando sua história e amplificando seu significado. Será um Pacaembu aberto a todos os paulistanos, com espaço de convivência, de serviços, esporte, lazer e cultura.

O site ainda afirma que, após a modernização e restauro, o Pacaembu será o maior e melhor centro de convivência, esporte e lazer da cidade.

O local contará com um edifício multifuncional, com previsão de um centro de convenções e eventos, construído no subsolo, junto a um novo estacionamento. O térreo será permeável, com áreas cobertas que interligarão, por meio de uma esplanada ao ar livre, o gramado a um novo boulevard, uma praça interna de convivência com ofertas de alimentação (restaurantes e cafés) e serviços. Na cobertura da nova edificação, haverá uma grande área pública elevada, conectando as ruas Desembargador Paulo Passaláqua e Itápolis.

Um centro esportivo e uma grande arena de e-Sports com capacidade para cerca de 2 mil pessoas sentadas também estão previstos no projeto.

O objetivo é ampliar o uso do complexo, torná-lo mais aberto e acessível, elevando o nível de conforto, segurança e acessibilidade para os visitantes.

Após a entrega do novo complexo à cidade, com acesso gratuito à população, a Allegra Pacaembu espera que o local receba mais de 3 milhões de visitantes por ano, além dos públicos de jogos e eventos que devem ser realizados. A concessionária prevê que o Pacaembu será “um grande ponto de encontro e interação da comunidade”.

Vale lembrar que o Pacaembu é hoje um dos principais cartões postais da capital paulista e completou 81 anos de existência em abril deste ano.

Jogos de futebol

De acordo com o site pacaembuoficial.com.br, o Pacaembu ainda poderá receber jogos de futebol após as obras de modernização e restauro. Com a demolição do Tobogã, a capacidade máxima do estádio será reduzida para 25 mil pessoas, mas haverá uma área destinada a ingressos mais acessíveis.

Mais informações sobre como o Estádio do Pacaembu ficará após as reformas podem ser consultadas no site pacaembuoficial.com.br.

Fontes: pacaembuoficial.com.br e São Paulo da Depressão

Foto de topo: pacaembuoficial.com.br

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/06/modernizacao-do-pacaembu-comecou-hoje/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile