Estádio do Pacaembu completa hoje 81 anos de existência

Estádio do Pacaembu completa hoje 81 anos de existência

Hoje (27), um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo está fazendo aniversário! O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu), mais conhecido como Estádio do Pacaembu, completa nesta data 81 anos de existência.

Localizado na emblemática Praça Charles Miller, o Estádio do Pacaembu já foi palco de jogos de futebol marcantes para os torcedores paulistanos e também sediou outros eventos, além de abrigar em sua estrutura o Museu do Futebol.

Mas você conhece mais detalhes sobre o estádio?

Inaugurado em 27 de abril de 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Estádio do Pacaembu é um patrimônio histórico da cidade de São Paulo que está localizado no bairro de mesmo nome e passou a se chamar Paulo Machado de Carvalho na década de 1960, em homenagem ao chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1958.

Ao longo de sua história, o estádio já recebeu (e ainda recebe) partidas de futebol de competições nacionais e internacionais, como os Campeonatos Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. Desde 2008, o estádio empresta sua estrutura também como sede para o Museu do Futebol, um espaço cultural que preserva e divulga, de forma moderna e interativa, a história do esporte mais popular do país.

Com mais de 75.000m² de área, além do campo de futebol, o Pacaembu oferece um ginásio poliesportivo, uma piscina olímpica, ginásio e quadra externa de tênis, uma quadra para futsal e vôlei, pista de atletismo, salas de ginástica, pistas de corrida, posto médico e um salão nobre para a realização de eventos e cerimônias.

Em meados de 2017, o número semanal de pessoas que frequentava o complexo variava de 4 a 5 mil – quantidade correspondente não só às pessoas que na época frequentavam assiduamente o estádio para a prática de esportes, mas também às que íam apenas para caminhar ou ler um livro.

E você, tem alguma história marcante com o Estádio do Pacaembu? Conta pra gente nos comentários!

Texto elaborado com informações da Prefeitura da Cidade de São Paulo

Foto de topo: Dário Oliveira/Folhapress

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/04/estadio-do-pacaembu-completa-81-anos/" width="100%" count="off" num="5"]