Metrôs cada vez mais perigosos

Metrôs cada vez mais perigosos

Todos os dias vemos algo na internet ou na televisão sobre roubos no metrô e eu comecei a ficar bem preocupada com isso.

Quem vive em São Paulo sabe como é sobreviver nessa cidade. Devemos sempre estar bem atentos ao que acontece em nossa volta. Tomarmos cuidado com nossos pertences e não pedir informações para qualquer um. Pelo menos, era o deveríamos fazer.

Pode-se perceber que muitos desses assaltos ocorreram porque a vítima estava distraída, sem prestar atenção em quem estava do seu lado. Ao mexer no celular em locais públicos, deve-se tomar muito cuidado. Quando menos imagina, alguém o tira da sua mão e foge, e você nem viu direito o que aconteceu.

Outra coisa que temos que tomar cuidado é onde colocamos nossas mochilas. Normalmente, quando estamos no metrô e ele está vazio, colocamos no chão, entre as pernas. Infelizmente, não é recomendado que façamos isso. Por mais que você esteja segurando bem entre elas, ainda dá mais facilidade para o roubo do que se estivesse em suas mãos.

Mas é claro que não é só da nossa distração que vivem os ladrões. Alguns partem para cima, com armas e tudo mais. É de praxe falar para não reagir, mas infelizmente é só da boca pra fora. Na hora do acontecimento, cada um tem uma reação. É um extinto natural do animal. Ou seja, enquanto uns ficam paralisados, outros partem para o ataque. O que temos que tomar mais cuidado é com o tipo de arma.

Pesquisando mais a fundo descobri que usar arma branca não é crime, ou seja, se o sujeito portar uma faca ou qualquer instrumento cortante, não poderá ser retido. Segundo a lei, se um policial pegar qualquer tipo de arma branca de alguém, essa pessoa tem a obrigação de comunicar o acontecido a uma autoridade maior para apurarem a irregularidade.

O que devemos fazer então? Prestar atenção a tudo. Tire o fone de ouvido, saia um pouco da tela do celular ou até do meio dos livros. Precisamos ver o que está acontecendo ao nosso redor, prestar atenção em quem está do nosso lado.

Sobreviver em São Paulo é um desafio. Se você consegue fazer isso todos os dias, já é um vitorioso.

Atualizado em 03/2021
Foto por José Carlos Passini em PxHere

Sobre o autor

Futura jornalista vinda da Terra Média com intuito de mostrar ao mundo coisas vistas pelos olhos de quem ainda não completou sua profecia. Nas horas vagas, ela bate um papo e como uma pizza com as tartarugas ninjas. Sonha tão alto que alcança até as nuvens feitas de algodão doce.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/06/metros-cada-vez-mais-perigosos/" width="100%" count="off" num="5"]