Copa São Paulo de Futebol Jr.: saiba mais do torneio que homenageia São Paulo!

Copa São Paulo de Futebol Jr.: saiba mais do torneio que homenageia São Paulo!

Maior torneio do futebol de base do mundo, a Copa São Paulo de Futebol Jr. está de volta em 2022 após um ano em hiato por conta da pandemia. Com jogos acontecendo desde o dia 2 de janeiro, neste ano a Copinha (como o torneio é carinhosamente chamado) voltou com uma nova identidade visual e transmissões multiplataformas.

Ao todo, são 128 times participantes de todo o Brasil, divididos em 32 grupos com 4 times cada, que se enfrentam em 32 sedes espalhadas pelo estado de São Paulo. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada grupo, classificando-se as duas melhores campanhas. A partir da segunda fase, todos os jogos são de mata-mata. Conforme é tradição na Copinha, a grande decisão acontece no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, e integra as festividades em homenagem à ocasião. Todos os jogos são transmitidos ao vivo pelo SporTV, na plataforma Paulistão Play, no YouTube e na Eleven.

Por este link, é possível conferir os 32 grupos do torneio com seus respectivos times integrantes.

Das edições anteriores, a Copinha de 2022 tem como principal diferencial o fato de permitir a inscrição de jogadores com no máximo 20 anos de idade, ou seja, nascidos até 2001. Tradicionalmente, o torneio aceita apenas jogadores com a idade máxima de 19 anos. A permissão mais flexível deste ano se deve ao fato de 2021 não ter havido o torneio. Com a medida, jogadores que disputariam a Copa São Paulo em 2021 podem disputar esta edição.

“A Copinha é uma competição grandiosa, com clubes de todos os Estados, com muitas caras e diversos sotaques. São mais de 3 mil atletas reunidos em São Paulo buscando um sonho. E voltar a realizar a Copinha após uma parada difícil nos traz uma imensa alegria”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), no evento de lançamento do torneio, em dezembro do ano passado.

Lançada em 1969 e organizada pela FPF, a Copa São Paulo de Futebol Jr. está em sua 52ª edição e costuma revelar muitos jogadores para clubes profissionais de todo o país. Casagrande, Dener, Alexandre Pato, o meia Oscar, Lucas Moura, o zagueiro Marquinhos, Lucas Paquetá e David Neres são apenas alguns dos jogadores que se destacaram na Copinha ao longo do tempo e depois viram suas carreiras decolarem no futebol profissional.

Para saber mais sobre a Copinha e ficar antenado em tudo o que acontece no dia a dia do torneio, acesse o site da Federação Paulista de Futebol: https://futebolpaulista.com.br.

Fonte: Federação Paulista de Futebol (FPF)

Foto de topo (Rodrigo Corsi/FPF): o Internacional-RS foi o clube campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr. em 2020, último ano em que o torneio foi disputado

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/01/copa-sao-paulo-de-futebol-jr-saiba-mais/" width="100%" count="off" num="5"]