iFood publica comunicado sobre troca de nomes de estabelecimentos no app

iFood publica comunicado sobre troca de nomes de estabelecimentos no app

Na noite de ontem (2), muita gente que procurou usar o aplicativo iFood se deparou com os nomes de diversos estabelecimentos alimentícios credenciados na plataforma substituídos por menções relacionadas a ideais da extrema direita, exaltando o presidente Jair Bolsonaro ou atacando partidos e políticos considerados de esquerda, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

Sobre o incidente, a iFood publicou hoje em seu site um comunicado oficial, falando sobre quem teria realizado as alterações de nomes indevidamente e também tranquilizando os clientes, que, segundo a empresa, não tiveram seus dados vazados. Leia abaixo a transcrição do comunicado na íntegra:

Na noite de 2 de novembro, o iFood identificou que aproximadamente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.

O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida. O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos.

É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros. Eles não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito. Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores

Para conferir o comunicado no site da empresa, clique aqui.

Foto de topo: Reprodução

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/ifood-publica-comunicado-sobre-troca-de-nomes/" width="100%" count="off" num="5"]