Em um relacionamento sério com São Paulo

Em um relacionamento sério com São Paulo

É sempre difícil falar de relações, eu tento aprender mais sobre isso todos os dias, sou fascinado por histórias de amor, e conheço muitas destas, onde o Amor vem lado a lado com o ódio. Relacionamentos passionais são intrigantes e desafiam qualquer teoria ou estudo, é uma ciência milenar e que não existe receita ou mesmo dicas. Existem muitos “especialistas” e muitos palpiteiros, todo mundo gosta de opinar em relacionamentos, é nosso, gostamos de ser psicólogos, bons samaritanos e mostrarmos que somos superiores também né, rsrs. Quem domina esse assunto leva vantagens na vida e pode se considerar um ser superior.

A relação é uma coisa que tem fases, momentos, oscila entre ódio e amor todo dia, toda hora, cria sentimentos profundos que ao mesmo tempo são superficiais, é uma loucura, inenarrável. É muito fácil confundir e embaralhar os sentimentos, mas também tem fatos a serem analisados.

Um relacionamento longínquo que mantenho é com a cidade de SP, muitos altos e baixos, uma relação quente e fria, bastante quente ultimamente (já que chover está difícil e água virou artigo de luxo) mas, muitas vezes eu esfriei a relação, fiquei magoado, frustrado. Já jurei amor à cidade, dizendo ser a melhor de todas, mesmo não conhecendo muitas outras e já proferi gritos de ódio, achando ser a pior cidade do mundo.

Sabendo da grandeza da cidade de São Paulo, de tudo o que ela tem de positivo e que não usufruo ou não conheço nem 20% da cidade, isso me frustra um pouco. Muitas vezes me limitei a ficar só no meu “mundinho” isso me fez odiar São Paulo, achar injusta, abominável, outras vezes achei maravilhosa e acolhedora. Mas todas vistas do “meu mundo” a minha SP.

Quando em alguma semana decretei que São Paulo era a pior cidade para se viver, resolvia mudar, pensava em lugares e achava qualquer um melhor, lugar novo me fascina, creio que isso é uma das coisas que mais encanta e encoraja as pessoas a viajar, mudar de cidade, assumir novos desafios. É, o novo dá tesão. Causa tensão também.

Melhorei muita minha relação com a cidade quando passei a conhecer outros lugares, ver outras perspectivas, analisar SP. Descobri o novo dentro dessa cidade, exploro ela a cada dia, busco personagens novos, lugares novos, experiências novas e São Paulo tem tudo isso e muito mais.  Tem muita munição para pensamentos, para descobertas e para sobrevivência. Pode confortar com belos lugares, pessoas incríveis, mas pode chocar com realidades cruéis e analogias tristes. Isso tudo gera sentimento, isso tudo enriquece a relação. É preciso se aprofundar para se obter a máxima sobre essa cidade e entender melhor o relacionamento que está levando com ela.

São Paulo é um paradoxo, uma questão a ser estudada realmente, uma cidade que tem alma, energias boas e ruins, reúne muita beleza e feiura no mesmo metro quadrado. É indecifrável.

A alma da cidade foi e, é construída pelos seus moradores e visitantes. São Paulo é um “país” de todos, um “continente” de todos, aqui os imigrantes são bem vindos, pela cidade pelo menos. Tem de tudo, pode se dar uma volta no Brasil conversando com pessoas em uma simples volta no quarteirão, e quem sabe no mundo. Aqui tem descendência de alemão, português, espanhol, africano, índio e tudo mais. Tem moradores dessas classes também. É isso que faz essa cidade ser tão rica culturalmente e tão infinita, essas misturas geram novas pessoas, novas ideias e ideais, novos pensamentos, desconstruindo coisas, construindo outras.

Aqui tudo muda muito rápido, em um ritmo acelerado até. O que as vezes é prejudicial. Mas se pegarmos toda essa bagagem e conseguirmos adquirir um pouco de tudo, o que é muito difícil, teremos uma riqueza incrível.

O relacionamento com São Paulo é inconstante e conturbado, mas não faltam novidades, boas e ruins, aqui se tem de tudo, é como o Google das cidades,  a globalização chegou aqui antes da internet. Cada um que ligue seu filtro e faça suas imersões nessa cidade.

Já ouvi muitas pessoas dizendo que gostariam de deixar a cidade, que não veem a hora de deixar a cidade, e blá, blá, blá. Mas a verdade é que esses relacionamentos que parecem estar por um fio são os mais duradouros.

Atualizado em 02/2021
Foto por ckturistando em Unsplash

Sobre o autor

Defini-lo é difícil, se diz Escritor e poeta, com formação e atuação nas áreas de comunicação, mas na verdade é apenas um rapaz latino americano, que escreve para se libertar de seus pensamentos. Procura transcrever com palavras o que seus olhos registram e o seu coração sente. Literalmente.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/09/em-um-relacionamento-serio-com-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]