O “Cabelo Ruim” É Lindo

12241114_1028844240488088_7161483985413235207_o

Maria Cláudia Ribeiro Bahia tem 6 anos e é dona de um cabelo incrível. São cachos para todos os lados e o que mais me alegra é ver a determinação dela em tê-los. Ela sempre foi muito bem instruída pela sua irmã 14 anos mais velha, que sempre lhe ensinou que o seu cabelo e tom de pele são lindos.

Muitas meninas com a idade da Maria se perdem em presilhas, cremes e inúmeras tentativas de destruir os belos cachos armados que tem, até chegar a idade em que estará liberado encher a cabeça de química e fazer a tal da progressiva.

Não farei um manifesto contra o cabelo liso, é inclusive lindo, mas um apelo por mais personagens negros em nossa mídia. A criança de 11 anos alisa o cabelo porque todas as suas amigas são assim. Ela alisa porque em todas as novelas de todos os horários, as protagonistas estão andando para lá e para cá com seus longos cabelos lisos e como o nosso instinto, por várias vezes, é copiar o que a maioria está fazendo, lá estão os salões cheios de meninas com cabelos incríveis, os deixando lisos.

DSC_1004

Essas crianças precisam de referências na televisão, nos comerciais, nas vitrines das lojas, na música, nas passarelas. Elas precisam ser representadas e entender que cachos são LINDOS. Eu não sei quem inventou que o cabelo crespo é ruim, mas essa pessoa era no mínimo louca. O CRESPO É LINDO e tem mais é que se espalhar por todas as cabeças.

Lá no primeiro semestre da faculdade, era fácil quando eu queria encontrar uma amiga minha de cabelo enrolado, de longe ela era a única que reluzia entre a normalidade lisa. Hoje, já no 6º semestre, a todo momento eu me confundo, são muitos cachos, dreads, blackpowers e empoderamento. Aos poucos, a população negra vai se aceitando e ocupando o seu lugar. Ainda há MUITO pelo que se lutar e ainda falta representatividade, mas estamos conquistando e aos poucos mudaremos a visão que a sociedade criou em cima da população negra – seja sobre o cabelo, sobre o tom de pele ou atitudes. Não sei se estão prontos, mas a mídia e a sociedade terão que aceitar todos estes fatos.

Sobre o autor

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/11/cabelo-crespo-lindo/" width="100%" count="off" num="5"]