Saiba por que você deve visitar o bairro da Liberdade

Templo Busshinji no bairro da Liberdade/ Foto por Fernanda Balducci

Conhecido como o pedacinho do Japão em São Paulo, o tradicional bairro da Liberdade não perde o posto de um dos principais pontos turísticos da cidade. A região carrega boa parte da história dos imigrantes japoneses tornando se colônia no país, e hoje abriga cerca de 400 mil, incluindo descendentes. A “feirinha da Liberdade” que acontece aos finais de semana é o que mais atrai a visitação. As barracas que oferecem pratos típicos da culinária Japonesa como azuki (Doce de feijão), tempurá, sushi e sashimi são muito visitadas.

Mas não é só isso que o bairro oferece. Começando pela arquitetura. Os turistas mais atentos podem notar que a iluminação do bairro é toda feita pelas tradicionais lanternas japonesas. As fachadas de muitos dos estabelecimentos comerciais e até de bancos tem características orientais.

Foto por Diógenes Araújo
Fachada do Banco Bradesco do bairro da Liberdade/ Foto por Diógenes Araújo

Um lugar que para muitos acaba passando despercebido, mas vale muito a pena ser visitado é o Templo Busshinji (tel.: 11 3208-4515), que fica na Rua São Joaquim. Fundado quando o número de imigrantes já era grande, ele segue a risca a estrutura dos templos do Japão e também pode ser visitado.

Lojas e supermercados oferecem itens fabricados no Japão, onde você encontra desde frutas típicas, a bebidas de sabores que podem parecer estranhos aos brasileiros como suco de banana. Até as bancas de jornal oferecem publicações japonesas.

Um pouquinho do Japão, para que os japoneses se sintam em casa, e para o paulistano se sentir um pouco fora do país.

Sobre o autor

Jornalista, trabalha com assessoria e comunicação. É crítica e curiosa por natureza. Gosta de escrever sobre o que ainda não sabe, aprender sobre o que não gosta e leituras não obrigatórias. Não cultiva amigos nem inimigos, cultiva fontes. Considera a vida uma resenha não terminada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/11/saiba-por-que-voce-deve-visitar-o-bairro-da-liberdade/" width="100%" count="off" num="5"]