11 lugares para se reapaixonar por São Paulo

11 lugares para se reapaixonar por São Paulo

A relação de amor e ódio com São Paulo é comum. A cidade nos engole, nos maltrata, nos odeia… Ao mesmo tempo que nos afaga, nos cerca e nos alimenta. É fácil odiar SP quando chove, os metrôs estão tão parados quanto o trânsito e você só quer chegar logo em casa. É provável que você já tenha dito, em algum momento da vida, que gostaria de se mudar para o interior.

Tudo bem, é compreensível. Se você nunca se irritou com a cidade, você não está vivendo sua paulistanice com plenitude. O nosso grande diferencial como paulistanos é que depois da raiva, o sol volta a brilhar e em vários momentos nos pegamos pensando nas maravilhas de SP.

A facilidade de transporte, centros comerciais e culturais, a enorme oferta de vida noturna e, ao mesmo tempo, lugares para escapar do estresse e das multidões. Essa é a grande sacada de São Paulo: em uma esquina temos o fervo de um carnaval fora de época, do outro o canto dos pássaros.

Assim como em um relacionamento, devemos nos declarar de tempos em tempos. Precisamos olhar, sentir e viver nossa cidade para fugir da rotina e sobreviver nessa selva de pedras. Portanto, nós do Sobreviva em São Paulo fizemos uma listinha que pode ajudar a renovar seus votos de amor com nossa linda SP <3

O jardim do Museu da Casa Brasileira

Começamos com um lugar calmo. O MCB oferece alguns eventos de graça e tem um jardim maravilhoso. Pegue seu livro, coloque roupas confortáveis e vá ouvir o som dos pássaros enquanto sente a brisa. É um ótimo jeito de escapar da rotina e aproveitar a cultura de SP.

Karaokês na Liberdade

Sim, nós gostamos de cantar. Os mais tímidos podem duvidar, mas quem canta, os males espanta! Os karaokês da Liberdade são uma ótima pedida pra quem quer rir bastante e cantar sem medo de ser julgado (afinal, quem canta bem nos karaoquês??). Na dúvida, só vai.

Planetário do Ibirapuera

Em Janeiro/Fevereiro, Julho e Dezembro, férias escolares, o planetário tem 4 sessões por dia (10h/12h/15h/17h), de quarta à domingo e nos feriados totalmente de graça. Chegue cedo, garanta sua senha e aproveite os 40 minutos de duração (que passam extremamente rápido, deixando um gostinho de quero mais). As sessões são emocionantes e bem didáticas, explicando o céu de São Paulo e deixando um pensamento de como somos um pontinho minúsculo no Universo.

Baladas da Augusta

Ah… As baladas da Augusta. A região já sofreu muito preconceito por sua vida noturna, mas hoje em dia é sinônimo de diversas baladas como a Beco 203, OUTS, Blitz Haus, Lab Club e muitas outras. Aproveite!

Banespão

Quando for ao centro, preste atenção aos prédios. Na correria do dia-a-dia passamos por eles sem perceber, mas muitos edifícios do Centro são históricos, sabia? Um deles chama a atenção no skyline paulistano: o Banespão. Na verdade ele se chama Edifício Altino Arantes e fica localizado na Rua João Brícola.

Praça do Pôr do Sol

A rotina nos rouba uma das coisas mais importantes do mundo: o contato com a natureza. O simples fato de parar por alguns minutos e ver o sol sumindo no horizonte já revigora nossa alma como poucas coisas são capazes. É uma meditação rápida, mas necessária. Um lugar ótimo para isso é a Praça do Por do Sol, no Alto de Pinheiros.

Coxinha

Uma das maravilhas criadas pelos seres humanos tem nome: coxinha. A vida gastronômica em São Paulo também faz nosso amor pela cidade aumentar, mas não vamos falar dos mil restaurantes maravilhosos que nossa cidade oferece. Uma ótima sugestão para comer essa iguaria é o Veloso Bar, localizado na Rua Conceição Veloso, 54 – Vila Mariana.

Os eventos gratuitos espalhados pela cidade

Eita cidade boa pra ter eventos! Desde shows imensos até uma simples aula de yoga no parque, São Paulo é um leque de opções. A agenda de eventos está sempre se renovando e é preciso se organizar para acompanhá-la. Deixe a preguiça de lado e participe das feirinhas gastronômicas, peças gratuitas e pare para apreciar os artistas de rua por 5 minutos. Acredite, nem toda cidade tem esse tipo de atração acontecendo 24 horas por dia.

Sesc

Os diversos eventos gratuitos ou a preços super em conta, os Sescs oferecem uma programação cultural de dar inveja nas outras cidades. Além disso, o Sesc Pompeia tem uma arquitetura que rende várias fotos maravilhosas para o Instagram. Entre no site, procure alguma atração e sinta a cultura de SP.

Beco do Batman

Falando em fotos pro Instagram, você não pode deixar de visitar o Beco do Batman. O lugar é uma obra de arte viva! E quem foi que disse que a arte tem que ficar presa dentro de quatro paredes? A arte é viva, alimentando-se dos olhos curiosos que passam por lá.

Mudas de graça para a população

Você sabia que a prefeitura oferece mudas de plantas totalmente de graça? Pois é! Existem viveiros no Parque Ibirapuera, Parque do Carmo e Parque Cemucam. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura.
• Viveiro Manequinho Lopes –  Parque do Ibirapuera
Av. IV Centenário, 1268 (Portão 7A)
Telelefone: (11) 3887-6761
2ª a 6ª feira, das 8h às 17h
(até às 15h para retirada de mudas)
• Viveiro Arthur Etzel – Parque do Carmo
Av. Afonso de Sampaio Souza, 951
Telefone: (11) 2746-3200
2ª a 6ª feira, das 7h às 16h
• Viveiro Harry Blossfeld – Parque Cemucam
Rua Mesopotâmia, s/n – Rodovia Raposo Tavares, km 25
Telefone: (11) 4702-4395
2ª a 6ª feira, das 7h às 16h

E você?
O que faz VOCÊ se apaixonar por SP diariamente?

Atualizado em 03/2021
Foto por ckturistando em Unsplash

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/01/lugares-para-se-apaixonar-por-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]