Janelas do modernismo: Uma tarde no Parque Modernista

Janelas do modernismo: Uma tarde no Parque Modernista

Na região da Santa Cruz, na Zona Sul da capital paulista há muita coisa para fazer, por mais improvável que isso possa parecer. Temos o Museu Lasar Segall, a batalha de rap da Santa Cruz, o Shopping… Porém poucas pessoas conhecem o lugar mais verde e relaxante daquele local, na minha humilde opinião: O Parque Modernista. O parque fica na mesma rua que dá nome a região e guarda uma joia da história e da arte brasileira: A Casa Modernista.

Projetada pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik, a casa ficou pronta em 1928 e foi a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. O país naquela época vivia a Belle Époque. Warchavchik projetou a casa para viver com a esposa Mina Klabin e mais tarde, Mina projetou o jardim da casa usando apenas espécies de plantas e árvores tropicais. Esse belo jardim ganhou inúmeros eucaliptos, tornando-se mais tarde o parque.

A construção da casa gerou tanto rebuliço que na época Gregori precisou pedir permissão para a prefeitura para dar andamento ao projeto, pois ele era totalmente diferente das outras casas da época.

A casa sofreu pequenas alterações com o passar do tempo, mas sempre respeitando o projeto modernista. Quando você entra na residência repara que ela foi projetada para usar ao máximo a luz do sol. Janelas grandes por todos os cômodos dão a impressão de que você nunca mais precisará acender uma luz durante o dia. Imagine uma casa assim nos dias atuais, o quanto economizaríamos de energia.

A casa é bela e tem um grande charme é um marco na arquitetura paulistana, mas o jardim gigante com certeza é a melhor parte! Você pode ficar sentado horas ouvindo os pássaros cantarem, ler um livro, fazer um piquenique ou só dar um passeio na hora do almoço.

Nem vai parecer que você está em São Paulo e que há alguns metros dali tem uma movimentada avenida.

Foi a oitava vez que fui visitar o parque e sempre saio com a mesma ideia: um dia quero ter uma casa igualzinha a essa.

Serviço:

O que?  Parque Modernista e Casa Modernista
Onde? Parque Modernista (Rua Santa Cruz, 325. Vila Mariana – Próximo à estação Santa Cruz).
Quando? Visitação aberta ao público de Terça a Domingo, das 9h às 17h
Quanto? Gratuito
Mais informações: www.museudacidade.sp.gov.br/casamodernista.php

E aqui tem um vídeo feito pelo Pedro Kok com mais imagens do interior da casa

Atualizado em 02/2021
Foto por Thierry Freitas em Flickr

Sobre o autor

Estudante de redação publicitária, Semi Deus, ponta esquerda, gênio de vez em quando e apaixonado pela arte do churrasco de rua. Escreve sobre os lugares legais e baratos para visitar na cidade de São Paulo. Apaixonado por futebol e música, um dia viaja para a Rússia para comer neve.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/02/parque-modernista-silencio-e-arquitetura-no-mesmo-lugar/" width="100%" count="off" num="5"]