Dia Mundial do Rock: 28 bandas de rock de São Paulo – Parte 1

Dia Mundial do Rock: 28 bandas de rock de São Paulo – Parte 1

Como você já deve saber, hoje (13/07) comemora-se o Dia Mundial do Rock! Como veículo que procura sempre promover e fomentar a cultura e a arte paulistanas e de regiões dos arredores, o Sobreviva em São Paulo preparou uma homenagem especial para esta data: listamos pra você 28 bandas de São Paulo ou proximidades que têm um trabalho destacável no cenário do rock underground, e que estão em atividade atualmente.

Na nossa lista, tem bandas das mais diversas vertentes, como punk rock, heavy metal, hardcore, rap rock, pop rock e rock alterativo. Algumas dessas bandas são novas, outras já são um pouco mais conhecidas ou descritas como revelações do gênero, e tem até aquelas que já possuem um vasto currículo e território marcado no rock n’ roll paulistano. Mas há dois fatos que unem todas: o pertencimento ao cenário underground e a luta contínua pra se manterem fazendo o que gostam, ou seja, tocando em shows e produzindo músicas.

É claro que muita banda boa ficou fora dessa lista, já que é impossível listar todas as bandas de rock boas da região. Então, não fique chateado se sua banda favorita não for descrita por nós.

Agora, reserve um pouco do seu tempo, porque esta é apenas a 1ª parte da lista de 28 bandas de rock de São Paulo que preparamos para você, em ordem alfabética. Neste post e em mais 3 posts que serão publicados hoje, você vai ter a oportunidade de conhecer os trabalhos de muita banda boa! Então, se liga nas primeiras 7 bandas da nossa humilde lista e divirta-se conhecendo novos sons!

1 – Bayside Kings

O Bayside Kings é uma banda de hardcore formada na cidade de Santos em 2011. A inspiração da banda vem de conflitos pessoais, ideias e convicções, além de um forte senso de amizade que, para o grupo, é um combustível para a sobrevivência. Influenciado por bandas como Suicidal Tendencies, Terror, Comeback Kid, Bane, Strife e Stick to Your Guns, o BSK canta em inglês e consegue mesclar a velha escola do hardcore com a nova. Dentro do cenário nacional, o grupo ganhou destaque rapidamente e realizou diversos shows em festivais, conquistando respeito e se apresentando com as maiores bandas nacionais e internacionais do hardcore. Atualmente, o grupo tem 4 álbuns gravados, sendo “Resistance” (2016) o último.

“Sober”, do álbum “Resistance”, é o clipe mais ecente lançado pelo BSK:

Facebook: facebook.com/baysidekingsoficial
Bandcamp: baysidekings013.bandcamp.com

2 – Blackjaw

Outra banda do litoral paulista e que canta em inglês, o Blackjaw foi formado em 2009. Fazendo um punk rock/hardcore melódico de bastante qualidade, o grupo é influenciado por bandas como Dag Nasty, Descendents, Dinosaur Jr., Gorilla Biscuits, Face to Face, Farside, Lifetime, Samiam e Social Distortion. Em 2010, o grupo lançou um EP intitulado “Dancer Get All The Girls”, com 5 músicas, e desde então começou a conquistar seus fãs. Este ano marcou o lançamento do mais recente álbum da banda: “Anticlimax”. A partir de agosto, o Blackjaw começa uma nova turnê, passando por Curitiba e algumas cidades do interior paulista.

“Lions” resume muito bem a sonoridade da banda:

Facebook: https: facebook.com/blackjawdancers
Bandcamp: blackjawdancers.bandcamp.com

3 – Bullet Bane

O Bullet Bane é outro representante do hardcore melódico na lista, mas parece estar revisitando sua sonoridade nos dias atuais. Eu explico: o grupo foi fundado em 2009 com o nome de Take Off the Halter, gravou seu 1º EP e, no ano seguinte, abriu o show do No Fun At All (referência do gênero) em São Paulo. Em 2011, o grupo adotou o nome atual e desde então gravou dois álbuns (“New World Broadcast”, em 2011, e “Impavid Colossus”, em 2014) e um split com outras bandas do gênero, além de ter feito um DVD ao vivo. Assim, se tornou um grande nome do cenário underground nacional. Recentemente, a banda, que sempre cantou em inglês, começou a compor músicas em português e misturar elementos alternativos em sua sonoridade, que tem lembrado muito a banda norte-americana Deftones (não que isso seja ruim).

“Mutação”, da nova fase da banda, mostra a sonoridade que o Bullet Bane vem adotando:

Facebook: facebook.com/bulletbane
Bandcamp: bulletbane.bandcamp.com

4 – Choldra

Com letras intuitivas, ácidas e direcionadas ao comportamento geral, o Choldra surgiu no ABC em 2000, mas ganhou grande visibilidade em 2004, com o single “Casulo”, faixa do álbum “Choldra”. No auge do new metal, os caras chamaram a atenção ao misturarem rap com rock e um pouco de eletrônico (a banda tem um músico responsável apenas pelas pickups e samplers). O segundo single do grupo, “Além da Cor”, se tornou aposta da MTV Brasil. Depois de uma campanha nas redes sociais, o Choldra retornou aos palcos para uma reunião especial no HonorSounds Festival de 2016. Com grande aceitação por parte dos velhos e novos fãs, o grupo decidiu então voltar as atividades, com material novo.

A música “Carma” marca a volta da banda após cerca de 9 meses do lançamento de “Delta“, até então o último clipe do Choldra:

Facebook: facebook.com/choldra
Youtube: youtube.com/channel/UCa0OfDasNd1YlQfWr-gQqXQ

5 – Chuva Negra

O Chuva Negra é uma banda paulistana de punk rock. O grupo já tem uma boa história no cenário independente e arrasta seus fãs por onde toca. Nas letras de algumas músicas e em performances ao vivo, a banda faz questão de deixar claro seu posicionamento contra o fascismo, a homofobia e o machismo. Os álbuns “Terapia” (2010) e “Meio Termo” (2014) são trabalhos destacáveis do grupo. O Chuva Negra é uma das bandas do line-up deste ano do maior festival nacional de hardcore, o Oxigênio Hardcore Fest, que acontece em São Paulo no final de agosto.

“33 Lobos” é um clipe bem recente do Chuva Negra, e aponta uma questão que a banda combate veementemente: o machismo.

Facebook: facebook.com/ChuvaNegraPunk
Bandcamp: chuvanegra.bandcamp.com

6 – Clearview

Mais um representante do hardcore na área. Influenciado por grupos como Cro‐Mags, Warzone, Exodus, Anthrax, Biohazard, Sepultura e DRI, o Clearview foi formado em 2002 como um projeto paralelo de integrantes de bandas underground de São Paulo. Hoje uma banda fixa, o grupo já fez shows com grandes nomes do hardcore mundial, como Agnostic Front, Sick Of It All, Madball, Bane, Terror e Cro-Mags, além de ter tocado em festivais da Europa. 2017 marca um ótimo momento para o Clearview: além de ter lançado seu novo álbum, “Absolute Madness” (2017), com direito a show em São Paulo, o grupo se prepara para ser a primeira banda brasileira a tocar no maior festival de hardcore da atualidade, o tão aclamado “This is Hardcore”, que acontece na Philadelphia (EUA) no final deste mês.

“Dirty Streets” é a primeira música de trabalho de “Absolute Madness”, o novo álbum do Clearview, lançado há alguns dias:

Facebook: facebook.com/clearviewsphc
Bandcamp: clearviewsphc.bandcamp.com

7 – Dance Of Days

Eis uma das bandas mais conhecidas e “lendárias” da nossa lista. O Dance of Days – que mistura emo, punk rock e rock alternativo, com letras em português – surgiu em 1997 e, no mesmo ano, já começou sua história no rock brasileiro, tocando em diversos estados. De lá pra cá, são 20 anos, com 10 álbuns de estúdio, 1 ao vivo e 3 DVDs, além de EPs e singles. A banda já tocou em diversos festivais e participou de inúmeros programas de TV e rádio ao longo de sua jornada. A canção “Me Leve às Estrelas”, do álbum “A História Não Tem Fim” (2001), foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso do grupo. No próximo dia 22, o Dance Of Days faz seu último show no Hangar 110, que vai fechar em 2018. Os ingressos estão à venda.

“Me Leve às Estrelas” foi o 1º grande suceso do Dance Of Days:

Facebook: facebook.com/bandadanceofdays
Youtube: youtube.com/user/danceofdaysvideos

Aguarde, em breve você verá a 2ª parte da nossa lista de 28 bandas de rock de São Paulo… E bom Dia do Rock!

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/07/28-bandas-de-rock-de-sao-paulo-parte-i/" width="100%" count="off" num="5"]