Artistas circenses promovem ações especiais em comunidades
O projeto De Olho no Duto realiza cortejo, oficinas, apresentações e bate-papo com as comunidades
Neste mês, os artistas circenses do projeto De Olho do Duto – representados em São Paulo pelos grupos Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo – irão visitar comunidades da Vila Heliópolis, Zona Leste e Zona Oeste de São Paulo, além de Guarulhos e São Bernardo do Campo.
O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro e o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços – ESLIPA e propõe um dia inteiro com arte de graça para as comunidades, promovendo um grande encontro do palhaço com o indivíduo comum, alegrando moradores e envolvendo o público de todas as idades.
Os artistas buscam sensibilizar as pessoas para a realização de ações que melhorem suas condições de vida. Promovendo o acesso à cultura e detectando possíveis agentes culturais que possam multiplicar essas ações, o projeto propõe o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade e também com os próprios artistas, que realizarão várias visitas às mesmas comunidades durante o período de dois anos.
Segundo Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto ESLIPA, “o projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela Transpetro. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”.
Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo representam o projeto em São Paulo
A Circo do Asfalto foi formada em 2008 por um casal que pesquisou as artes circenses de rua e a cultura popular. Já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura. A companhia consolidou-se como referência circense e hoje mantém um espaço independente em Santo André – o Espaço Cultural Circo do Asfalto – onde recebe artistas de todo o mundo.
Já a Pequena Trupe de Circo surgiu em 2013 a partir do encontro cênico da dupla Dudu do Circo e Palhaça Fadinha (Meyri Castro). Como artistas de rua, a trupe pesquisa e cria suas obras a partir das artes circenses, circulando de forma independente. Participou já de diversos eventos artísticos e da Ocupação Artística nos Parque de São Bernardo do Campo, onde realizou mais 30 apresentações, consolidando seu espaço na cena cultural do ABC.
Confira a programação do projeto para este mês:
Apresentações da Circo do Asfalto
04 de maio – Sexta-feira – 7h às 12h – Parque Savoy City – Zona Leste – São Paulo
05 de maio – Sábado – 10h às 17h – Jardim Jaqueline – Zona Oeste – São Paulo
06 de maio – Domingo – 10h às 17h – Jardim São Francisco – Guarulhos
12 de maio – Sábado – 10h às 17h – Parque Jardim Kátia – Tijuco Preto – Guarulhos
19 de maio – Sábado – 10h às 17h – Jardim Nossa Senhora do Carmo – Zona Leste – São Paulo
Apresentações da Pequena Trupe de Circo
05 de maio – Sábado – 14h às 18h – Vila Heliópolis – São Paulo
06 de maio – Domingo – 14h às 18h – Jardim Santo André – São Mateus – Zona Leste – São Paulo
18 de maio – Sexta-feira – 14h às 18h – Vila São Pedro – São Bernardo do Campo – SP
19 de maio – Sábado – 14h às 18h – Teotônio Vilela – Sapopemba – Zona Leste – São Paulo
26 de maio – Sábado – 14h às 18h – Jardim São Roberto / Altos de Vila Prudente – Sapopemba – Zona Leste – São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.
Serviço
Quando?
Todo o mês de maio (às sextas, sábados e domingos)
Onde?
Vila Heliópolis, Zona Leste e Zona Oeste de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo (ver locais acima)
Quanto Custa?
Participação gratuita
Classificação:
Livre