CPTM inaugura nova unidade do Espaço Acolher

CPTM inaugura nova unidade do Espaço Acolher

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou na última segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a 42ª sala do Espaço Acolher – que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.

A iniciativa de preparar e abrir o espaço para receber estas mulheres foi dos próprios colaboradores da estação, cientes da importância de acolher e direcionar corretamente as vítimas destes crimes.

O suporte é dado longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Essa rede de apoio eleva a capacidade de atendimento às mulheres que sofrem esse tipo de agressão.

Com a chegada do Espaço Acolher à Estação Vila Olímpia, dez estações da Linha 9-Esmeralda passam a contar com o serviço. Vale lembrar que todas as sete linhas da CPTM possuem o serviço, sendo que, se a vítima sofrer a agressão em um local que não possua a sala, ela precisa se locomover por apenas uma estação, em qualquer sentido, para encontrar o suporte.

Além da nova sala, a CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:

  • Linha 7-Rubi: Água Branca, Várzea Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, Vila Aurora e Pirituba;
  • Linha 8-Diamante: General Miguel Costa, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes e Itapevi;
  • Linha 9- Esmeralda: Granja Julieta, Grajaú, Jurubatuba, Berrini, Hebraica-Rebouças, Pinheiros, Villa-Lobos – Jaguaré e Osasco;
  • Linha 10-Turquesa: Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí;
  • Linha 11-Coral: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio e Bom Bosco;
  • Linha 12-Safira: Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e São Miguel Paulista;
  • Linha 13-Jade: Aeroporto-Guarulhos.

E nas estações de integração:

Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Palmeiras Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante).

Além das ações de combate à violência e importunação sexual nos trens e estações, a CPTM possui uma central de monitoramento de segurança, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, com colaboradores trabalhando por turno, controlando mais de 3400 câmeras em estações e outras dependências da companhia. Segundo a companhia, todos os casos denunciados são registrados pela CPTM, que também é a responsável pelo encaminhamento do agressor para a autoridade policial.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto de topo: facebook.com/watch/CPTM.fanpage

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/03/cptm-inaugura-nova-unidade-do-espaco-acolher/" width="100%" count="off" num="5"]