Horta das Flores está ameaçada na Mooca

Horta das Flores está ameaçada na Mooca

A Horta das Flores, uma das poucas áreas verdes do bairro da Mooca, está ameaçada!

Foi aprovada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo a construção de moradia no terreno, negligenciando o trabalho feito há 17 anos na horta comunitária, onde é realizada uma ação socioambiental única para toda a comunidade.

Localizado na Praça Alfredo Di Cunto (Av. Alcântara Machado, 2022 – Radial Leste), o espaço, atualmente conta com mais de 200 árvores e plantas certificadas, como bromélias, orquídeas, paus-brasis, jequitibás-brancos, ipês, dentre outras, que foram catalogadas e identificadas com QR Code, por profissionais da área de gestão ambiental e biólogos, além de viveiro de mudas nativas, e canteiros com plantas de propriedades medicinais e aromáticas, e, ainda, sistema de compostagem manual – que recebe resíduos orgânicos de diversos moradores do entorno. Abriga também a estufa que já participou do Programa Escola Estufa Lucy Montoro – com 12 canteiros de hortaliças e PANC’s – Plantas Alimentícias Não Convencionais – destinado a aulas de educação ambiental, que recebeu recentemente o selo Sampa+Rural, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

O espaço – que também promove programas de pesquisas e ações junto a universidades, as quais utilizam o local para estudo das plantas, mudas nativas, bioconstrução, agroflorestal e permacultura, com estudantes dos cursos de biologia e agronomia –  conta com parcerias de  projetos como Verdejando, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto – BOMPAR, Arsenal da Esperança, Pedra 90 e o projeto OHQUIDEA (que resgatou mais de 10mil orquídeas desde 2017).

O Coletivo Horta das Flores é formado por voluntários e moradores da região.

Links:

Instagram Horta das Flores
@hortadasflores

Facebook Horta das Flores
Facebook Horta das Flores 

Abaixo-assinado feito pelo Coletivo Horta das Flores:
www.change.org/p/a-horta-das-flores-corre-perigo-pela-permanência-da-horta-na-praça-alfredo-dicunto 

Do asfalto nasce uma horta: a história da horta das flores
https://youtu.be/A_WAtRn-1Sg

Tour Horta das Flores
https://www.youtube.com/watch?v=iIGMeipewaw

SPCultura
https://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/agente/16100/

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/horta-das-flores-esta-ameacada-na-mooca/" width="100%" count="off" num="5"]