Nova estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM foi inaugurada nesta semana

Nova estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM foi inaugurada nesta semana

O Governador de São Paulo, João Doria, inaugurou na última terça-feira (10) a Estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda da CPTM. A obra faz parte do projeto de extensão da linha, que prevê um investimento total de R$ 975 milhões, segundo o governo estadual. A nova estação vai ampliar as opções de mobilidade e transporte público no extremo sul da capital paulista.

“Essa estação vai beneficiar, de imediato, 15 mil pessoas todos os dias. Ao longo de um mês, serão 450 mil pessoas e a tendência é aumentar”, destacou João Doria durante a inauguração.

A obra inaugurada vai favorecer a mobilidade dos moradores dos bairros de Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. Localizada entre Grajaú e a futura Estação Varginha, a nova estação começou a funcionar em operação assistida na quarta-feira (11), das 10h às 13h, nos dias úteis, com intervalo médio entre trens de 20 minutos. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

Além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas. Para melhorar os deslocamentos e garantir segurança aos passageiros na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que vão eliminar as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea.

Infraestrutura acessível e sustentável

Assim como todas as estações existentes da Linha 9-Esmeralda, a Estação Mendes-Vila Natal, de acordo com o governo do estado, está equipada com completa infraestrutura para oferecer acessibilidade plena aos passageiros. São duas escadas rolantes, um elevador, três escadas fixas de concreto e uma metálica, pisos podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Além disso, conta com itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica com gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários, bem como equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos.

Para monitorar e garantir segurança aos passageiros, o espaço conta com recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras, além de seis bloqueios normais e um acessível para cadeirante e plataforma central para embarque e desembarque dos trens.

A nova estação também contará com bicicletário com capacidade para 100 vagas, cuja construção está incluída na segunda fase das obras, junto com o viaduto ferroviário.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto de topo: Flickr/Governo do Estado de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/nova-estacao-da-linha-9-esmeralda-da-cptm-foi-inaugurada/" width="100%" count="off" num="5"]