Evento10º To-Sa Matsuri acontece nos dias 06 e 07 no Ceret

Evento10º To-Sa Matsuri acontece nos dias 06 e 07 no Ceret

Em sua 10ª edição, o evento que é gratuito ao público, tem por objetivo a divulgação da cultura, tradição e esporte japonês no Brasil. Contará com diversas atrações, taikô, Rizumo taissô (ginástica), desfiles de cosplay, apresentações de artes marciais, de música, espaço criança, artesanato, além de gastronomia oriental e brasileira

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2021, das 10h às 21h, acontece em São Paulo, a 10ª edição do To-sa  Matsuri, Festival de Esporte e Cultura Brasil- Japão. Pela primeira vez, o Parque Ceret – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, localizado no bairro Anália Franco, zona leste da capital paulista, recebe um evento voltado para a Cultura e Gastronomia japonesa.

Realizado em parceria com a Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, com o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da Secretaria de Esportes e Lazer (Seme), o evento foi criado com o objetivo de divulgar a cultura, tradição, esporte e culinária japonesa, em especial de Kochi (província japonesa).

Com entrada franca, o público poderá conferir nos dois dias de eventos diversas atrações, tais como: taikô, Rizumo Taisso (ginástica), desfiles de cosplay, apresentações de artes marciais, de música, Banda Elisios, Gaijin sentai  e Joe Hirata e em especial a apresentação Jaspion 4ever, espaço criança, artesanato e um espaço reservado para a gastronomia oriental e brasileira.

Na praça de alimentação, o público poderá se deliciar com os principais pratos típicos da gastronomia japonesa, como yakissoba, tempurá, temaki, hot roll, guioza, okonomiyaki e muito mais. Destaque para o prato típico da Província de Kochi –  Katsuo no Tataki  (peixe levemente grelhado com o molho especial marinado). A gastronomia brasileira também estará presente no evento com lanches, porções, hambúrguer gourmet, doces, salgados, milk shake, sucos, entre outros.

Kochi é uma linda e referenciada província, que está localizada na Ilha de Shikoku, no Japão. Importante ressaltar algumas personalidades de Kochi, como Sakamoto Ryoma, que foi o líder do movimento que encerrou a Era do Shogunato Tokugawa, transformando o Japão em um país moderno, e Ryu Mizuno, que é considerado o pai da imigração japonesa, responsável pela vinda dos primeiros imigrantes japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, ao Brasil. Outra grande contribuição que esta província trouxe para nós brasileiros está na dança típica, com a alegria e energia do Yosakoi.

“Realizar eventos que divulguem um pouco da cultura e tradição japonesa, bem como o incentivo de boas práticas no esporte, saúde, educação e cultura são de suma importância para o Brasil”, afirma Fabiano Shiokawa, presidente da comissão organizadora do evento. 

Shiokawa explica que o Parque Ceret é uma referência na Zona Leste de São Paulo. Com uma área de 286 mil m², o parque oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas. É muito frequentado por moradores e visitantes de várias regiões de São Paulo para conferir a flora e fauna local, bem como os vários ambientes para a prática de esportes e atividades com toda a família (caminhada, corrida, piscinas, pista de atletismo, campos de futebol, vôlei, basquete, pista de patins e bicicleta, espaço pet, bosque de leitura, playground para as crianças e muito mais.).

“Estamos muito animados em realizar um evento nikkei, principalmente na zona leste, em especial no Parque Ceret. Expandir a cultura japonesa é o grande objetivo do evento. O evento seguirá todas as normas de covid-19, será necessário apresentar o passaporte da vacinação e uso obrigatório de máscara.

Serviço:
Evento: 10º To-sa Matsuri – Festival de Esporte e Cultura Brasil-Japão
Data: 06 e 07 de Novembro de 2021
Horário: das 10h às 21h
Local: Parque Ceret – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador 
Endereço: Rua Canuto Abreu, s/n – Jardim Anália Franco – São Paulo/SP (Próx. Shopping Anália Franco)

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/evento10o-to-sa-matsuri-acontece-nos-dias-06-e-07-no-ceret/" width="100%" count="off" num="5"]