Mostra baseada na Semana de Arte Moderna de 1922 continua no CCBB

Mostra baseada na Semana de Arte Moderna de 1922 continua no CCBB

Celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e lançar luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe às artes plásticas do Brasil e refletir, a partir da atualidade, sobre um processo de rever e reparar este contexto.  Este é o objetivo de Brasilidade Pós-Modernismo, mostra em cartaz desde dezembro de 2021 até 7 de março deste ano no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro) em São Paulo.

Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra chama atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira da atualidade cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo. Nuances que o público pode conferir nas obras dos 51 artistas de diversas gerações que compõem o corpo da exposição, como Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Daniel Lie, Ernesto Neto, Ge Viana, Jaider Esbell, Rosana Paulino e Tunga.

“Esta exposição não é idealizada com o olhar histórico, mas sim focada na atualidade, com obras produzidas a partir de meados da década de 1960 até o dia de hoje, sendo algumas inéditas, ou seja, já com um distanciamento histórico dos primórdios da modernidade brasileira”, explica Tereza de Arruda. “Não é uma mostra elaborada como um ponto final, mas sim como um ponto de partida, assim como foi a Semana de Arte Moderna de 1922”, completa a curadora.

Organizada em seis núcleos temáticos: Liberdade; Futuro; Identidade; Natureza; Estética e Poesia, a mostra apresenta pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e novas mídias. Segundo a curadora, por meio deste conjunto plural de obras, “a Brasilidade se mostra diversificada e miscigenada, regional e cosmopolita, popular e erudita, folclórica e urbana”.

“Brasilidade Pós-Modernismo” está em cartaz em seis andares do CCBB-SP (do Subsolo ao 4° andar) e pode ser visitada de quarta a segunda, das 9h às 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site da Eventim (neste link), mediante agendamento de data e horário.

Conforme decreto municipal, Nº 60.989 de 6 de Janeiro de 2022, para entrar no local é obrigatória a apresentação de comprovante vacinal com, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara cobrindo nariz e boca também é obrigatório durante toda a permanência no CCBB.

Foto de topo: Divulgação/Eventim

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/02/mostra-baseada-na-semana-de-arte-moderna-no-ccbb/" width="100%" count="off" num="5"]