São Paulo recebe reconhecimento da ONU por cuidado com áreas verdes
Na última quinta-feira (7), a cidade de São Paulo recebeu seu primeiro certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World) 2021. O título é fornecido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa.
Para serem reconhecidas, as cidades devem se inscrever e atender a alguns critérios que se concentram na gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais, planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação. Se tornar uma Cidade Árvore representa uma oportunidade de ampliar a educação ambiental, aprimorar o manejo florestal urbano e dar mais ênfase para o plantio e o cuidado com as áreas verdes.
Esse reconhecimento é relacionado ao número de árvores da cidade e também com a maneira como o município gere, planeja e mantém as florestas urbanas. No total, 138 cidades de 21 países já foram reconhecidas, sendo que 34 foram condecoradas pela primeira vez em 2021.
A Tree Cities of the World fornece orientação, assistência e reconhecimento mundial pela dedicação das comunidades às florestas urbanas. O programa fornece uma estrutura para a ampliação da silvicultura – a ciência do cultivo de florestas, urbana saudável e sustentável.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: Reprodução/Prefeitura de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.