Virada Cultural 2022: saiba tudo sobre o evento!

Virada Cultural 2022: saiba tudo sobre o evento!

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última sexta-feira (20) a Virada Cultural 2022, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, ou seja, nos próximos sábado e domingo. A edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M’Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro). A abertura da programação acontece às 17h do sábado (28), com uma apresentação do Maestro João Martins com a Vai-Vai, no Palco Freguesia do Ó.

Maior evento artístico-cultural da capital paulista, a Virada Cultural dá a oportunidade para a pluralidade das diversas linguagens artísticas presentes em São Paulo e vindas de outras regiões do país emergirem e serem o foco do evento, fomentando a cultura, incentivando a população a “viver” a cidade e circular por ela e movimentando a economia.

De acordo com a prefeitura, serão mais de 300 apresentações artísticas contemplando todas as modalidades, como música, artes cênicas, dança e manifestações populares. Entre os destaques da programação musical, por exemplo, pode-se citar shows de artistas como Ludmilla, Luísa Sonza, Kevinho, Glória Groove, Karol Conká, Pitty, Vitão, Pocah, BK, Rael, Black Alien, Rincon Sapiência, Diogo Nogueira, Barões da Pisadinha, Djonga, entre outros.

Neste ano, espera-se durante a Virada Cultural um público circulante de 2 milhões de pessoas. “São Paulo abraça esse evento gigante porque ele é o reflexo e o desenho do que São Paulo é”, afirma a Secretária de Cultura Aline Torres.

Segundo a gestão municipal, a Virada Cultural 2022 foi pensada para fortalecer a periferia e os equipamentos públicos da cidade de São Paulo. Assim, o evento mostra que tudo vira palco e exalta o orgulho dos artistas periféricos de pertencerem a essas regiões e defenderem suas tradições, linguagens, manifestações e artes.

Voltada a todos os públicos, inclusive o infantil – que terá as Viradinhas – a Virada Cultural se espalhará por 96 endereços oficiais da Prefeitura, contando com cinco palcos diferentes no Vale do Anhangabaú; e 40 equipamentos culturais municipais participantes – 8 teatros, 12 casas de cultura, 10 delas com ações internas e duas com palco externo, 11 centros culturais e 11 bibliotecas.

Parceria com o Sesc São Paulo

A Virada Cultural conta com a parceria institucional do Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio), por meio de uma programação gratuita em 15 unidades, com mais de 90 atrações de todas as linguagens artísticas, ampliando ainda mais a Virada em todas as regiões da cidade.

“O Sesc desenvolve uma programação intensa nas unidades da capital para colaborar com essa atividade que promove uma retomada da cidade como palco e reintegra a cultura como uma das forças motrizes da economia e para o exercício pleno da cidadania”, disse Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

A retirada antecipada de ingressos gratuitos é necessária para apresentações que ocorrem em espaços fechados nas unidades Sesc e serão disponibilizados pelo site do Sesc, a partir das 12h do dia 28/05, e nas bilheterias das unidades da capital, a partir das 16h também do dia 28/05.

Programação

Para conferir a programação completa da Virada Cultural 2022, acesse o site da Prefeitura de São Paulo neste link.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Imagem de topo: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/05/virada-cultural-2022-saiba-tudo/" width="100%" count="off" num="5"]