Conheça o BiblioSesc, a rede de bibliotecas móveis do Sesc

Conheça o BiblioSesc, a rede de bibliotecas móveis do Sesc

A rede Sesc oferece uma série de ações e iniciativas que fomentam a cultura e o lazer em vários estados brasileiros, beneficiando milhões de pessoas. O BiblioSesc, programa de bibliotecas móveis da rede, é uma dessas iniciativas.

O BiblioSesc é composto por diversos caminhões-biblioteca que promovem a leitura e o acesso gratuito ao livro em todo o Brasil. No programa, são contemplados títulos dos mais diversificados gêneros literários, voltados para todas as idades, visto que o BiblioSesc é aberto a toda a comunidade e para todas as faixas etárias. Assim, qualquer pessoa devidamente cadastrada pode utilizar os serviços oferecidos.

Na Grande São Paulo, atualmente, seis unidades BiblioSesc, localizadas em Campo Limpo, Interlagos, Itaquera, Osasco, Santana e São Caetano, atendem diversos bairros da capital e área metropolitana em 46 pontos de atendimento espalhados por essas regiões. Esses pontos têm seus endereços divulgados no site www.sescsp.org.br, assim como seus horários de atendimento.

Funcionamento

Os caminhões do programa visitam os pontos de atendimento quinzenalmente. Então, a cada 15 dias, o BiblioSesc retorna ao mesmo ponto de atendimento para atuar na devolução, renovação ou novos empréstimos de títulos.

Para pegar um livro emprestado, é necessário fazer um cadastro com o documento de identidade (RG) e comprovante de residência. O tempo de empréstimo é de 15 dias, podendo ser renovado por igual período.

Além disso, o BiblioSesc oferece também mediação de leituras, narração de histórias, oficinas, bate-papos, intervenções, apresentações artísticas, performances e informações sobre a programação do Sesc. Todas as atividades e serviços oferecidos são gratuitos para todos os públicos. 

Números do BiblioSesc

Segundo publicações oficiais e atuais da rede Sesc, o BiblioSesc possui hoje 54 caminhões no Brasil, com cerca de 28 mil livros no acervo, além de revistas e jornais, o que já gerou mais de 195 mil empréstimos e consultas.

Foto de topo: Divulgação/Sesc

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/07/conheca-o-bibliosesc/" width="100%" count="off" num="5"]