Cidade de São Paulo ganha seu 4° hospital veterinário público

Cidade de São Paulo ganha seu 4° hospital veterinário público

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo anunciou na última quinta-feira (30) a abertura do quarto hospital veterinário público da capital. A unidade está instalada no Butantã, na Zona Oeste do município, e foi aberta à população na sexta-feira (1º).

A nova unidade funciona na Universidade de São Paulo (USP), por meio de um convênio estabelecido entre a prefeitura paulistana e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da instituição. O endereço do hospital veterinário é Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (no interior da USP).

No anúncio da abertura do hospital veterinário, o prefeito Ricardo Nunes destacou que a unidade terá à disposição da população nove médicos especialistas e 27 residentes, além de 20 estagiários e 17 técnicos, que atuarão em nove consultórios, entre eles quatro de atendimento cirúrgico, salas de preparo e internações separadas de cães e gatos, sempre de acordo com a espécie.

Estrutura

Segundo o site da prefeitura, o novo hospital veterinário público tem capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês. A unidade conta com salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, além de centro cirúrgico, serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem. O serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais. Há triagem social prévia.

Outras unidades

A capital paulista dispõe de outros três hospitais veterinários públicos, sendo um na Zona Leste (Av. Salim Farah Maluf, esquina com a Rua Ulisses Cruz, no Tatuapé), outro na Norte (Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde) e um terceiro na região Sul (Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba), com serviços gratuitos e atendimento exclusivo aos munícipes da cidade de São Paulo. Diariamente são atendidos casos de urgência e emergência. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada. Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Atendimento

Para atendimento em qualquer uma das quatro unidades, é necessário que o tutor do animal seja maior de 18 anos de idade, resida na capital e apresente os documentos obrigatórios em seu nome. Os endereços das unidades e a lista dos documentos necessários estão disponíveis no site da Prefeitura.

Doações

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, comentou que em 2021 a cidade realizou mais de 120 atendimentos aos animais e que, com a unidade recém inaugurada, a meta será ultrapassada.

“Também quero divulgar que, quem tiver interesse, pode se dirigir à sede da Cosap (Rua Santa Eulália, 86 – Santana, na Zona Norte) e doar caminhas, roupinhas e cobertores para as famílias mais vulneráveis agasalharem seus animais durante o inverno”, complementou Zamarco.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Imagem ilustrativa

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/07/sao-paulo-ganha-4-hospital-veterinario-publico/" width="100%" count="off" num="5"]