Novo festival gastronômico estreia neste mês na Vila de Paranapiacaba, em Santo André

Novo festival gastronômico estreia neste mês na Vila de Paranapiacaba, em Santo André

Nos dias 16, 17, 23 e 24 de março, ou seja, os dois próximos finais de semana, a famosa Vila de Paranapiacaba, localizada na cidade de Santo André, receberá a primeira edição do Festival Gastronômico Sabores de Paranapiacaba, que acontecerá das 9h às 21h aos sábados e, aos domingos, das 9h às 17h, na Parte Baixa e na Parte Alta da vila.

Este novo grande encontro gastronômico reunirá cerca de 45 empreendimentos locais, valorizando o protagonismo de empreendedores e moradores através da culinária, mas também a experiência da Vila de Paranapiacaba como museu a céu aberto, dando destaque ao seu patrimônio cultural, além de sua arquitetura e natureza.

O evento contará com uma intensa programação com apresentações musicais, oficinas, exposições, entre outras atrações, além de todos os locais de visitação e trilhas que a vila oferece aos seus visitantes e turistas. A programação completa, com mapa do local, guia de serviços, roteiro gastronômico e cronograma de shows, pode ser acessada neste link.

Em sua primeira edição, o Festival Gastronômico Sabores de Paranapiacaba acontece em formato de roteiro, passando por estabelecimentos que indicarão um dos pratos do seu cardápio (podendo ser doce, salgado ou bebida), que deverá conter um dos elementos indicados pelo festival: o Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica e considerado símbolo de Paranapiacaba; as PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) encontradas na vila; ou café, escolhido como tema por sua relação com a ferrovia e o desenvolvimento da vila de São Paulo. Durante a produção do festival, os empreendedores puderam participar de oficinas de formação e rodas de conversa, para se aprofundarem nas temáticas e partilhar seus saberes.

Outro destaque é que, pelo fato da Vila de Paranapiacaba ser uma das principais regiões produtoras de água da Grande São Paulo e o evento acontecer no mesmo mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), os visitantes poderão realizar trilhas para conhecer o sistema de abastecimento de água localizado em meio à Mata Atlântica, na Serra do Mar.

Por tudo isso, o Festival Gastronômico Sabores de Paranapiacaba é um convite para uma imersão cultural através da culinária, com programação voltada para toda a família, num local que é um dos refúgios históricos mais visitados na Grande São Paulo. Os interessados em saber mais sobre o evento podem seguir @saboresdeparanapiacaba no Instagram.

Foto de topo: @saboresdeparanapiacaba

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/03/novo-festival-gastronomico-na-vila-de-paranapiacaba/" width="100%" count="off" num="5"]