Mostra em homenagem a Salvador Dalí está em cartaz em São Paulo até junho

Mostra em homenagem a Salvador Dalí está em cartaz em São Paulo até junho

Chegou a São Paulo no 1° dia deste mês a exposição ‘Desafio Salvador Dalí‘, dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol Salvador Dalí (1904 – 1989). Sediada no prestigiado Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado – MAB FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis), a mostra está em cartaz até 30 de junho.

Com mais de 100 conteúdos expositivos inéditos no país, trazidos diretamente da Espanha sob supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí, a mostra é uma oportunidade imperdível para os brasileiros explorarem o universo surrealista do artista e conhecerem mais sobre sua capacidade de antecipação, o respeito pelo ofício, a admiração pela tradição clássica e a relação pouco convencional com a esposa Gala, entre outros temas. A vida e a obra de um gênio, cujo trabalho influenciou gerações ao redor do mundo, é apresentada em linguagem contemporânea e acessível. Os ingressos incluem o acesso a um áudio-relato em formato de podcast, ativado pelo celular com um código QR no dia da visita, que convida o visitante a transitar pelo universo daliniano. 

Os objetos, conteúdos e interatividades de ‘Desafio Salvador Dalí’ estão distribuídos em seis áreas expositivas, promovendo a uma jornada fascinante pela mente criativa do mestre do surrealismo. Essas seis salas são:

Descobrindo Dalí

Organizada por décadas, contendo a evolução de sua trajetória pessoal e produção como pintor em paralelo à história do século XX que tanto o influenciou, esta enorme galeria conta com grandes paredes retroiluminadas que permitem ao visitante ver as obras ampliadas, a fim de perceber detalhes e entender as diferentes técnicas utilizadas por Dalí em suas pinturas.

Dalí Poliédrico

Aqui os visitantes conhecem as ilustrações de Dalí para clássicos da literatura (como “Dom Quixote”); suas cenografias originais desenvolvidas para teatro e cinema (em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, por exemplo); a ourivesaria que deu origem a coleções de jóias; a direção de arte e o protagonismo para campanhas publicitárias disruptivas; e as aparições imprevisíveis que o transformaram em cineasta e produtor de curtas metragens.

O Ateliê Daliniano

O principal ateliê do artista foi recriado em um espaço que reproduz o existente na Casa-Museu Salvador Dalí, em Port Lligat, litoral da Catalunha. O ambiente compreende a influência do ateliê em seus principais trabalhos, começando com ‘El Cristo’, passando pelos retratos de sua esposa Gala – inúmeras vezes representada em todas as fases do artista – e culminando em grandes obras, como ‘El Descubrimiento de América’.

Surrealismo

Os visitantes percorrem um túnel em que participam de uma inserção sensorial nos quadros mais representativos da obra de Dalí, podendo admirar e interagir com as possibilidades sonhadas pelo artista.

Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia

Contando com cenografia avançada, recursos de iluminação especial e óculos 3D em parte do percurso, as experiências estéticas e científicas de Salvador Dalí com o mundo imagético levam o público a refletir sobre como os caminhos da arte podem influenciar, subverter ou apenas agradar os sentidos humanos. 

A Inspiração de Salvador Dalí

Para encerrar a visita, é oferecido um conteúdo audiovisual com oito minutos de duração, totalmente desenvolvido em realidade virtual, com trilha sonora especialmente composta para a mostra, possibilitando, através de computação gráfica, a percepção de detalhes que durante anos foram invisíveis inclusive aos maiores críticos de arte e especialistas na obra do pintor. É uma experiência feita com óculos de realidade virtual (VR) e fones de ouvido.

Visitação

A exposição ‘Desafio Salvador Dalí’ tem classificação etária livre e conta com acessibilidade física e comunicacional em todos os ambientes, além de monitores capacitados para auxiliar o público. As visitas podem ser feitas até 30 de junho, de terça a domingo (exceto feriados), das 10h às 21h (com a última entrada às 20h). Os ingressos estão à venda pelo site salvadordalisp.com.br e na bilheteria do próprio MAB FAAP, por R$30,00 (meia-entrada) e R$60,00 (inteira).

Foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/05/mostra-em-homenagem-a-salvador-dali-em-cartaz/" width="100%" count="off" num="5"]