Horror Expo Brasil 2024 lota o espaço Pro Magno e encanta fãs do universo fantástico
Imagine um lugar onde você pode tirar fotos com Freddy Krueger, Jason, Michael Myers, os palhaços Art e Pennywise, Ghostface e muitos outros personagens do que povoam o cinema de horror e nosso imaginário há décadas… Esse lugar é a Horror Expo Brasil, que em 2024 realizou mais uma edição, nos dias 9 e 10 de novembro, com um esquenta no dia 8, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
Reconhecido como o maior evento de horror da América Latina, a Horror Expo Brasil 2024 reuniu uma multidão de fãs que puderam mergulhar de cabeça no universo fantástico. O amplo espaço do Pro Magno estava repleto de estandes oferecendo uma variedade impressionante de produtos temáticos, desde pins, chaveiros, mouse pads e camisetas, até itens artesanais, colecionáveis e decorativos, estátuas de resina e doces “macabros”, entre outros. O espírito de celebração do horror estava presente em cada detalhe, com produtos que iam do fofinho assustador ao absolutamente perturbador, além de artistas, escritores e editoras independentes que disponibilizavam para venda suas obras literárias com o tema do evento.
O evento ainda contou com a presença de dois convidados internacionais de destaque: o ator Ross Marquand, famoso por dar vida ao personagem Aaron, da série The Walking Dead, e por participar do UCM (Universo Cinematográfico Marvel) como o vilão Caveira Vermelha, falou sobre sua carreira, respondeu a perguntas e interagiu com o público; a exemplo de Dacre Stoker, o outro convidado estrangeiro desta edição. Sobrinho-neto do lendário escritor Bram Stoker, autor de “Drácula”, Dacre trouxe para o evento o peso da herança literária de seu tio-avô, tornando-se um prato cheio para os amantes de histórias de vampiros, que puderam ouvir curiosidades sobre a criação de um dos personagens mais clássicos do terror.
Além das presenças internacionais, a programação da Horror Expo Brasil 2024 foi enriquecida por uma série de painéis com escritores, quadrinistas, youtubers e influencers especializados no gênero. Esses convidados compartilharam suas experiências e falaram sobre o que inspira suas criações, além de terem respondido a perguntas de plateias ávidas por saber mais sobre o que acontece nos bastidores da produção de conteúdo de terror e fantasia.
Outro momento do evento foi o desfile de cosplays, que premiou o cosplay melhor caracterizado, de acordo com o juri que votou. Mas não foi só no desfile que os cosplays deram as caras, e sim o tempo todo, andando em meio ao público e tirando fotos. De monstros clássicos do cinema a personagens originais, os cosplayers desfilaram suas criações pelo evento, brincando e interagindo com os visitantes. Era comum se deparar com um aterrorizante Michael Myers de um lado e, do outro, um palhaço Art, da franquia Terrifier, pronto para assustar os mais distraídos. A criatividade dos participantes e o alto nível das fantasias impressionaram, como é praxe nas edições da Horror Expo Brasil.
Para completar a atmosfera imersiva, a trilha sonora foi garantida por apresentações musicais ao vivo repletas de peso e obscuridade. No sábado, os visitantes curtiram os shows da banda Ozzmosis, que fez um potente tributo a Ozzy Osbourne, além do Alchemia e do Noturnall, que levaram ao evento suas sonoridades repletas de distorção e vocais típicos de heavy metal. Já no domingo, o Manistein, fazendo cover da banda alemã Rammstein, o KISS Cover Brasil, um tributo fiel à icônica banda KISS, e o The Heathen Scythe foram os grupos escalados para fechar não só programação musical, mas o evento como um todo.
Com tudo isso, a Horror Expo Brasil 2024 reafirmou seu status de evento referência de horror na América Latina, movimentando a economia que gira em torno do universo fantástico e oferecendo experiências inesquecíveis para os fãs do gênero, que saíram de lá com uma dose extra de sustos, risadas e boas lembranças, tanto materiais quanto memoráveis.
Clique aqui para ver um breve vídeo com um resumo do sábado, primeiro dia do evento, em nosso Instagram.
Foto de topo: Piero Paglarin
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.