Horror Expo Brasil 2025: mesmo em um espaço menor, evento foi novamente um sucesso de público
Nos dias 4 e 5 de outubro, o Centro de Eventos São Luís, na região central da São Paulo, abriu suas portas para receber a Horror Expo Brasil 2025, consolidada como o maior evento de horror e fantasia da América Latina. Foram dois dias intensos em que fãs do gênero mergulharam em experiências únicas, celebrando a cultura do horror em todas as suas formas.
Um verdadeiro mercado do horror tomou conta do espaço, reunindo expositores com objetos de decoração, acessórios, colecionáveis, livros, HQs independentes e uma infinidade de produtos que dialogam diretamente com o universo fantástico. Era difícil sair de lá sem pelo menos uma lembrança ou sem descobrir novos artistas e criações autorais.

As atrações internacionais foram um dos pontos altos. O público teve a chance de conhecer e interagir com nomes icônicos do cinema fantástico: Lisa Wilcox, uma das protagonistas da franquia ‘A Hora do Pesadelo’; Allen Robinson, o ator por trás da máscara do Ghostface em ‘Pânico 2’; Josh Herdman, o Gregory Goyle em todos os filmes de Harry Potter; Osric Chau, que deu vida a Kevin Tran em ‘Supernatural’; e Eileen Dietz, atriz eternamente lembrada como a menina Reagan possuída e o demônio Pazuzu, de ‘O Exorcista’. Foram momentos de proximidade únicos, que marcaram os fãs.

As Horror Talks trouxeram debates e painéis temáticos com especialistas, criadores e artistas do gênero, oferecendo reflexões sobre o futuro do horror e da fantasia no Brasil. Ian SBF, fundador do canal Porta dos Fundos, criador da animação Sociedade da Virtude e diretor de ‘A Própria Carne’, novo filme nacional que chega aos cinemas em breve; Jorge Guerreiro, ator de ‘A Própria Carne’; Getro, youtuber especialista em cinema de terror; e Rodrigo Aragão, idealizador e diretor de diversos filmes do terror nacional, foram apenas alguns dos convidados. Já os corredores do Centro de Eventos São Luís foram tomados por uma infinidade de cosplayers, que deram vida a personagens clássicos e assustadores, criando uma atmosfera ainda mais imersiva para os visitantes.

O tradicional desfile de cosplays foi um dos momentos mais aguardados. A energia do público fez da celebração uma festa à parte, culminando na escolha e premiação dos melhores cosplays da edição.

Além de tudo isso, a programação variada do evento levou ao público maquiagem artística, games, como RPGs, jogos de tabuleiro e até videogame, uma dança especial que misturava horror com música pop e experiências para quem buscava conhecer mais sobre o universo fantástico ou apenas se divertir. Entre elas, a Darkness Experience, um verdadeiro labirinto do terror, atraiu centenas de corajosos que ousaram enfrentar o desconhecido sem medo de tomar sustos.

Ao final de tudo, ficou a sensação de que a Horror Expo Brasil reforçou sua importância para a cena cultural de São Paulo, mesmo sendo realizada em um espaço menor e mais apertado do que nos anos anteriores, fato que foi objeto de algumas reclamações, mas que não deixa grandes manchas no sucesso do evento. Agora, os fãs já aguardam ansiosamente pela Horror Expo Brasil 2026!
Foto de topo: Piero Paglarin
