A beleza do teatro está mais perto do que parece

A beleza do teatro está mais perto do que parece

Desde pequeno eu frequento peças de teatro.  Minha mãe me levou para ver grandes clássicos infantis como Saltimbancos,  Alice no País das Maravilhas,  peças variadas da Turma da Mônica e inúmeros shows para crianças.

Quando cresci,  passei a ver os preços e notar,  infelizmente,  o quão caro era um ingresso de teatro,  chegando a pensar em vários momentos que talvez nunca mais fosse possível frequentar as peças,  até alguns anos atrás.

Há aproximadamente dois anos eu conheci a maravilhosa arte do teatro independente e me apaixonei.  Poder assistir um teatro gastando 10,  20 reais ou até mesmo de graça era algo incrível para mim,  e desde então eu nunca mais parei.  O grande problema das pessoas é achar que um teatro só é divertido se for uma grande produção ou tiver atores famosos no elenco,  e assim elas perdem muitas peças boas.

Não digo que nunca assisti nenhuma super produção,  é lógico.  Assisti Rei Leão, Cabaret, O Despertar da Primavera, Jesus Cristo Superstar e inúmeros stand-ups com humoristas famosos, mas o teatro independente, principalmente o experimental, me conquistou. E deles a cidade está repleta, mas infelizmente eles não recebem o apoio que necessitam na maioria das vezes.

Recentemente, em uma noite de sexta-feira, resolvi assistir com minha namorada uma peça chamada “As Palavras da Chuva”, em um local chamado Teatro da Rotina, cuja localização é apontada pela própria divulgação como o “seio da baixa Augusta”. Sobre o passeio até lá eu conto outra hora, afinal a Rua Augusta* é repleta de histórias.

Ao chegar lá, fomos recepcionados por uma garota não muito mais velha do que nós para comprar os ingressos (que custaram somente 15 reais), e quando entramos descobrimos que ela era uma atriz da cia. de teatro, e todos lá também eram. Isso não é bonito?

Um ator veio conversar conosco dizendo que tudo ali era trabalho deles, desde as almofadas até a espécie de escada de madeira em que estávamos sentados. Após os 3 sinais (que eram sinos tocados pelo ator) a peça começou, e foi maravilhosa, encenada em um palco no qual os atores estavam com os pés imersos em 3 dedos de água. Algo que nunca vi em uma super produção. É uma pena que tais artistas não tenham incentivo, mas é maravilhosa a maneira com que eles trabalham e levam a arte à outro nível de interpretação.

São Paulo tem muitas oportunidades de passeios assim,  por isso a minha dica para quem está sem dinheiro é:  saia de casa!

As Palavras da Chuva
Local: Teatro da Rotina – Rua Simão Álvares 697
Direção: Eduardo Medeiros
Horários: Sexta e Sábado – 22h
Domingo – 20h

Cada dia, um casal diferente em cena!
Conheça mais no site: www.teatrodarotina.org

*O Teatro da Rotina, não fica mais na Rua Augusta, atualizamos o endereço logo aqui acima, mas não no meio do texto para não alterar a narrativa do autor.

Atualizado em 02/2021
Foto por Gwen King em Unsplash

Sobre o autor

Um cara que é estudante de jornalismo (quase) dedicado, com uma barba ruiva que só vê barbeador (bem) de vez em quando e que gosta de tentar entender o que se passa pela cabeça das pessoas. Meio maluco, mas se entende com a bagunça que é sua mente, gosta de videogames e quadrinhos e é aficcionado por buscar explicações (não) científicas do mundo em que vocês acham que ele vive. Tudo isso enquanto toma uma xícara de chá e ouve discos de vinil de várias décadas atrás.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/04/a-beleza-do-teatro-esta-mais-perto-do-que-parece/" width="100%" count="off" num="5"]