Livros de acordo com seu perfil, e não apenas com seu gosto

Segundo dado do site da A Taba, são lançados por ano no Brasil, cerca de 3.000 títulos voltados para o público infantil e juvenil

A Taba – Leitura em Rede ,é um projeto que foi idealizado por Denise Guilherme Viotto, no ano de 2011, em uma reunião para criar diários de leitura entre pessoas do interior de Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins. Só que Denise teve uma ideia ao conhecer mais de perto a forma como as pessoas se identificavam com a leitura. Ela resolveu criar um blog sobre o tema. Só não imaginava que as proporções que ele atingiria, sairiam mais que o esperado.

Com o blog criado em 2013, em agosto do ano passado, foi feita uma livraria virtual de mesmo nome, para que os leitores tivessem mais acesso às dicas e conhecessem mais do acervo. O sistema lembra um pouco o Círculo do Livro, editora que nasceu em 1973 e teve fim apenas em 2000. Em parceria do Grupo Abril e a editora alemã Bertelsmann, a troca de livros era feito como um clube de sócios. A pessoa indicada recebia um catálogo com os livros disponíveis e era obrigada a comprar pelo menos um livro. Em 1983 foram registrados no Brasil 800.000 sócios em quase 3.000 municípios.

Além da Taba, há hoje outros sites que desempenham função semelhante como o Leiturinhas, primeiro a fazer esse tipo de serviço na internet. Ele tem hoje 5 mil assinantes por correio e 1.000 pela internet. O preço é mais barato que a Taba, são R$ 12,90 por mês. Só que estes serviços se preocupam com classificação de idade para ler cada livro, ou seja, no caso do Clube da Leiturinha, são crianças na faixa de 0 a 7 anos. A Booxs, outra empresa do meio, tem 350 assinantes e faixa etária de publico alvo em crianças de 0 a 12 anos.

Wandy-Lampson

A Taba faz o contrário. Ela não divide de acordo com idade ou sexo da criança a leitura de cada assunto. A partir de um questionário feito no momento da inscrição, é descoberto o perfil do leitor (a) e assim, ela é dividida entre iniciante, autônomo e experiente. A questão sobre ler sozinhos ou com os pais também é importante. A eles, também fica designado escolher o gênero e o assunto a ser abordado nos livros, desde uma simples aventura até pensar e conversar com os filhos sobre assuntos mais polêmicos ou difíceis para a criança compreender.

O serviço da Taba tem hoje 55 assinantes. O preço da adesão é de R$45,00 reais ao mês. Ao todo, são 1.600 livros cadastrados e que possuem resenhas para os leitores. Todo o mês, 30 novos títulos de obras são incluídos no catálogo online. Diferente dos outros aqui citados, ela não tem patrocínio de editoras. Para conhecer mais sobre essa livraria, entre no site http://ataba.com.br/.

Sobre o autor

Priscilla Millan é uma estudante de jornalismo que escolheu a profissão para conhecer histórias e tocar o coração das pessoas. Além de informar, gosta de escrever, de forma sutil, leve e desconcertante. Gosta da magia das palavras, de seu cheiro e de seus rastros. Gosta de atitudes, mas que por trás delas, haja belas palavras que eternizam cada momento.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/05/livros-de-acordo-com-seu-perfil-e-nao-apenas-com-seu-gosto/" width="100%" count="off" num="5"]