Último metrô

Último metrô

Tiro o fone para ouvir o informe da mulher do metrô dizendo que “está estação encerra suas atividades em 6 minutos”. Estou longe de casa e ainda tem a baldeação pra fazer. Desespero-me. Então, eu e meus colegas de escada rolante que, até então estávamos inertes, apressamos o passo escada abaixo. Descemos todos os infinitos degraus que colocaram pela linha amarela. Mas fico feliz de não estar na São Bento, se estivesse por lá, 6 minutos não seriam suficientes para que eu encontrasse a catraca – quem dirá o metrô.

Os passos rápidos que são dados até a plataforma seriam vergonhosos, se não fossem desesperadores. Pelo trajeto a única certeza que tenho é que “eu não posso perder o último metrô”.

Querer aproveitar o evento até o último segundo dá nisso. Você se pega numa corridinha feia para não perder o último transporte público. “Já ta na plataforma essa merda, vou ter que correr”. E nessa corrida intensa, percebo que nem Usain Bolt alcança um paulista atrás do último metrô. Nenhuma taça/medalha motiva mais do que o desespero de ter que pegar um táxi – ou dormir em um hotel na redondeza.

Depois de quatro estações, todos estão com as caras coladas na porta e corações ainda mais aflitos, porém prontos para a maior corrida do dia: A Baldeação.

Portas se abrem e o desespero até entristece. Um metrô 24hr, na cidade que não dorme, ajudaria toda essa galera. Subo as escadas – infinitas – da linha amarela em direção à linha azul. As pernas parecem que não vão mais aguentar.  “Eu nunca mais fico até o final se tiver que pegar metrô depois”, penso enquanto ouço o metrô sentido Tucuruvi estacionar na plataforma. Corro, mas a vontade era de desistir e dormir com os mendigos pela Luz mesmo.

Ao som do “PIIIIII” entro no vagão. A maioria dentro dele está como eu, suados e ofegantes. Dentro de mim tenho plena certeza de que semana que vem vai ser diferente e que eu não irei ficar até o último segundo. Mas na semana passada eu também tinha e aqui estou eu. Desisti de ter certezas, no mais, vou correndo atrás do último metrô.

Atualizado em 03/2021
Foto por Anderson Santos em Unsplash

Sobre o autor

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/05/ultimo-metro/" width="100%" count="off" num="5"]