Independência x deficiência

Um degrau aqui. Um desnível ali. Espera! Tem um buraco lá…

07. Independência x deficiência

Pra muita gente, isso tudo são pequenos detalhes. Pra muitos deficientes, são barreiras a algo que tantos sonham em conquistar: a independência.

O simples ato de ir pegar água na cozinha, calçar uma meia ou tomar um banho inteiro sozinho pode ser um sonho. Sim, um sonho para quem não consegue fazer sozinho coisas simples assim.

Por mais que haja vários aplicativos que facilitem a vida de pessoas com deficiência (há aqueles que prometem audiodescrição; que traduzem textos e áudios para Libras (língua brasileira de sinais) etc), a vida dessas pessoas nem sempre é 100% independente.

Uma pessoa com deficiência visual muitas vezes tem dificuldades de chegar aonde quer porque a calçada não tem piso tátil, porque no ponto de ônibus não há ninguém para ajudá-lo a chamar o ônibus quando este chegar.

Ficar sozinho em casa pode ser um desafio a ser vencido – não só por quem tem a deficiência, mas também para quem mora junto. Dá medo ir ao banheiro sozinha? Dá. Mas certas necessidades têm de aparecer. Só assim a independência passa a acontecer – e da melhor forma: inesperadamente e sem ser planejada – e a vida ganha uma cara diferente.

Sobre o autor

Jornalista que, por brincadeira do destino, quase cursou biomedicina e começou publicidade e propaganda. Adora assuntos relacionados a cultura e saúde. Tem paralisia cerebral, lesão que provocou sua deficiência física, afetando também sua fala.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/09/independencia-x-deficiencia/" width="100%" count="off" num="5"]