Conheça o Parque Ecológico do Guarapiranga

Conheça o Parque Ecológico do Guarapiranga

Inaugurado em 1999, o Parque Guarapiranga fica em uma área de proteção ambiental no entorno da Represa do Rio Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. Ele foi criado com o intuito de preservar a fauna e a flora local, e tem uma estrutura que previne inclusive impactos no solo.

A Represa de Guarapiranga fornece água potável a 20% da população da cidade, e oferece lazer gratuito a paulistanos que a utilizam para pescar e nadar.

Quem visita o parque, além de aproveitar a vista da represa, ainda tem como opções trilhas, pista de cooper, quadras, visitas ao viveiro, a brinquedoteca, o playground, ou até mesmo praticar alguns esportes náuticos como Vela e Windsurf .

O Museu do lixo é uma das atrações que mais chama a atenção no parque. Ele reúne objetos jogados no rio, nas ruas e terrenos, que são levados a represa pelos córregos. A diversidade do que é encontrado submerso é impressionante. A intenção ao expor o lixo é conscientizar a população da importância da preservação ambiental.

O Parque Ecológico do Guarapiranga funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. O endereço é Estrada da Riviera, 3.286, Riviera Paulista, São Paulo–SP. Informações podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 5517 6707.

Atualizado em 02/2021
Foto por Willian Fujimoto em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Jornalista, trabalha com assessoria e comunicação. É crítica e curiosa por natureza. Gosta de escrever sobre o que ainda não sabe, aprender sobre o que não gosta e leituras não obrigatórias. Não cultiva amigos nem inimigos, cultiva fontes. Considera a vida uma resenha não terminada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/12/conheca-o-parque-ecologico-do-guarapiranga/" width="100%" count="off" num="5"]