Trem Expresso da CPTM faz passeio até Paranapiacaba

Trem Expresso da CPTM faz passeio até Paranapiacaba

Para quem quer sair da correria da cidade sem ir para muito longe, um dos melhores lugares para se visitar no estado de São Paulo é Paranapiacaba. Uma vila histórica e repleta de belas paisagens que fica a 50 quilômetros da capital.

Relógio da Estação, único monumento que restou após o incêndio da estação de trem de Paranapiacaba em 1981, e foi restaurado em 2003.

Inaugurado em 2009 o Expresso Turístico da CPTM, aos domingos, sai da Estação da Luz levando os passageiros até a Estação Alto da Serra, em Paranapiacaba. O trem que transporta os passageiros é formado por carros restaurados fabricados nos anos 60.

A viagem dura 1h30, e a locomotiva segue cortando a região do ABC, passando pela antiga rota do café. Ao chegar à vila, o roteiro fica a critério e por conta do visitante que deverá retornar 16h30, horário que o trem faz o trajeto de volta a Estação da Luz.

Além de andar e observar suas casas moldadas à arquitetura inglesa, as opções de passeios pela vila são muitas. Para quem gosta de trilhas, o lugar oferece muitas. Mas a mais curta e por isso mais recomendada para quem volta no mesmo dia é a trilha do Poço Formoso, que leva em média duas horas. O Parque Natural Municipal das Nascentes de Paranapiacaba também é uma dica de passeio rápido e compensador.

Já como pontos de visitação, os principais são a Igreja Bom Jesus, o Museu Castelo, antiga casa de Frederic Mens que foi o engenheiro chefe das obras da vila, e o Museu do Sistema Funicular que exibe trens da primeira ferrovia do estado e vagões do período imperial.

Quanto custa?

A passagem custa R$50,00 por usuário e pode ser comprada diretamente na Estação da Luz e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

O Expresso funciona  sempre aos domingos, com saída as 8h30 da Estação da Luz e retorno às 16h30.

Para mais informações acesse o site  da CPTM:
http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Tarifas.aspx

Atualizado em 10/2021
Foto porMike Peel em Wikipédia

Sobre o autor

Jornalista, trabalha com assessoria e comunicação. É crítica e curiosa por natureza. Gosta de escrever sobre o que ainda não sabe, aprender sobre o que não gosta e leituras não obrigatórias. Não cultiva amigos nem inimigos, cultiva fontes. Considera a vida uma resenha não terminada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/12/trem-expresso-da-cptm-faz-passeio-ate-paranapiacaba/" width="100%" count="off" num="5"]