O Dadinho foi criado em homenagem ao IV Centenário de São Paulo

O doce mais querido de São Paulo foi lançado para as comemorações do IV Centenário da nossa cidade, junto a monumentos como o Parque do Ibirapuera, o Mausoléu do Soldado Constitucionalista e a Catedral da Sé reformada, com o nome de IV Centenário. Devido ao enorme sucesso o doce ficou popularmente conhecido como “Dadinho”, por causa do seu formato, com isso o fabricante que na época era a Dizioli, resolveu mudar o nome.
Os símbolos na embalagem fazem referência ao IV centenário, olha só:

A cor prateada da embalagem: Na festa do IV Centenário foram jogados papéis triangulares prateados do céu, o Vale do Anhamgabaú foi tomado por uma chuva prateada. Além disso outra curiosidade é que o Dadinho foi um dos primeiros produtos nacionais a utilizar um papel metalizado como embalagem.

IV-CNETENÁRIO-01-e1443704540718
Símbolo no círculo Azul: É uma “Voluta Ascendente”, uma obra de Oscar Niemeyer para a inauguração do Parque do Ibirapuera, que infelizmente não conseguiu se manter em pé por muito tempo, devido ao seu formato ousado. O arquiteto dizia que ele apenas projetou o desenho mas que nunca foi de fato concebido, mas na foto da inauguração do parque podemos ver que isso não é bem verdade.
Nome IV Centenário: Na embalagem do Dadinho está escrito até hoje “IV Centenário”, como foi dito acima esse era o nome do doce, mas mesmo com a mudança de nome para “Dadinho” os dizeres foram mantidos na embalagem.

Voluta Ascendente
Até a década de 80 o doce era fabricado pela Dizioli, hoje o fabricante é a Bono Gusto, segundo relatos a Dizioli mudou o nome do doce ao ver que muitos consumidores o chamavam pelo apelido: “Dadinho“. A marca também foi patrocinadora do Programa do Fofão.
Hoje com 62 anos, o Dadinho, mantém a mesma embalagem, formato e sabor, mas para quem pensa que isso significa que ele parou no tempo se engana, com uma linguagem dinâmica e engraçada nas redes sociais, e se aproveitando de vários insights e memes do momento a marca se mantém atual e próxima do seu público, como você pode ver na nossa galeria abaixo, alguns posts publicados na fanpage oficial do Dadinho:


E pra quem acha pouco, tem mais:
A Dupla Gourmet ensinou a fazer brigadeiro de Dadinho, acredita?
Olha só o vídeo:

Curtiu?
Então corre e curta o Dadinho nas redes sociais, depois que curtir é só dar um pulinho na doceria e comprar uns Dadinhos o doce feito para São Paulo!

 

Fontes: Veja SP, Novidade da Padoca e São Paulo Infoco

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/02/o-dadinho-foi-criado-em-homenagem-ao-iv-centenario-de-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]