Mulher. O que é ser mulher escrito e pensado por mulheres reais.

Na semana da mulher, além de desejar parabéns, perguntei para elas o que elas acham de ser mulher. Confesso que já esperava muitas críticas e assuntos, mas a minha maior surpresa, foi o espanto com que elas encararam o fato de eu estar abordando esse assunto com elas, já que muitas delas nunca tiveram a oportunidade de conversar sobre assunto com qualquer outra pessoa. (mulheres com 19, 40, 60 anos)

Esse texto é uma pedido de desculpa para as mulheres pela falta de dialogo,(escutem as mulheres) e também um gesto singelo, de deixar esse espaço para elas se pronunciarem. Perguntei para as mulheres o que elas sentiam em relação a ser mulher, recolhi os depoimentos e repassei a outra mulher para escrever, é um texto pensado e escrito por mulher.

 

 O que é ser mulher?

Para Marias, Deolindas, Joanas, Esmeraldas, Rosas. Para Bárbaras, Alines, Natalias, Giovanas. O que é ser mulher?

 

Ser mulher é poder usar maquiagem, batom vermelho, rosa, roxo, sem batom. Por um salto, um tênis, uma sapatilha, uma rasteirinha. Ter cabelo curto, médio, comprido, cacheado, liso, black, careca. Ficar loira, ruiva, morena, azul. Usar roupa justa, larga, shorts, saia, calça. Estar depilada, ter pelos.  Ser gorda, magra, bela.

 

Ser mulher é sair de dia, de noite, de tarde, de madrugada, sozinha e sem medo. Sorrir, chorar. Amar, odiar, xingar, adorar. Casar, não casar. Ser mãe, não ser, ter quatro filhos, abortar. Cuidar da casa, não querer, cozinhar, não cozinhar, ter quem ajude e não se preocupar.

 

Ser mulher é ser médica, professora, design, programadora, costureira, faxineira, empresária, motorista, engenheira, arquiteta, corretora, presidenta, recepcionista, secretária, publicitária, jornalista, ser da arte, ser da vida.

 

Ser mulher é votar, é opinar, é comandar, é ser política, religiosa, socialista, capitalista. Fazer faculdade, não fazer, estudar, crescer. Ganhar o mesmo salário que qualquer homem, não sofrer.

 

Ser mulher é nascer com nome de menina, ou de menino. Crescer com seios ou por uns. Ser lésbica, cis, trans, ser. De gêmeos, de câncer, de áries, de libra, do fogo, da terra, da água, de ares.

 

Por que me disseram que eu não podia ser mulher?

Não posso sair vestida assim, pai?

Não posso passar maquiagem, amor?

Engravidei, mas tenho só 15 anos, e agora, amor? Amor?

Você está dizendo que se eu alisar o cabelo fico mais bonita?

Como funciona essa dieta de pontos pra eu usar 38?

Melhor evitar balada, não voltar de madrugada?

Se beber é porque quero transar?

Se eu transar sou vadia?

Não entendo de política?

Ganho menos porque posso engravidar?

 

Ser mulher é difícil, é complicado, é tenso, dói, machuca, sangra, rompe.

 

Eu gosto de ser mulher.

 

Escrito por Aline Macedo.

Sobre o autor

Defini-lo é difícil, se diz Escritor e poeta, com formação e atuação nas áreas de comunicação, mas na verdade é apenas um rapaz latino americano, que escreve para se libertar de seus pensamentos. Procura transcrever com palavras o que seus olhos registram e o seu coração sente. Literalmente.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/03/ser-mulher/" width="100%" count="off" num="5"]