Curta-metragem aborda a lenda urbana da Loira do Banheiro

Curta-metragem aborda a lenda urbana da Loira do Banheiro

O curta "Blondie" aborda a lenda urbana da Loira do Banheiro (Foto: divulgação)
O curta “Blondie” aborda a lenda urbana da Loira do Banheiro (Foto: divulgação)

Sabe aquela famosa história da “Loira do Banheiro”, que você com certeza já ouviu falar durante sua infância ou adolescência? Pois então, a mais conhecida lenda urbana brasileira já é tema de vários filmes, sejam eles profissionais ou amadores, curtas ou longas-metragens.

Recentemente, os cineastas paulistas Rodrigo Gasparini e Dante Vescio criaram e dirigiram mais uma versão cinematográfica da lenda: o curta “Blondie”, cuja sinopse oficial é “Dois garotos em detenção na escola discutem o jeito certo de invocar a Loira do Banheiro, uma antiga lenda urbana brasileira. Um deles tenta… e consegue”. “Blondie”está participando da competição internacional especializada em curtas-metragens My Rode Reel 2016, que premia os filmes concorrentes de acordo com o gênero. Você pode assistir “Blondie” clicando aqui, e votar no filme por meio do site do concurso, neste link. Os votos do público serão aceitos até 04/07.

Vale dizer que Rodrigo Gasparini e Dante Vescio foram responsáveis também pelo longa “O Diabo Mora Aqui“, que estreou no ano passado, e do curta “M Is For Mailbox” (clique aqui para assistir), que foi candidato a figurar em “ABCs Of Death 2” (2014), uma coletânea de curtas com temáticas de horror e bizarrices que reuniu obras de diretores de vários países, sendo que os títulos dos filmes sempre tinham relação com as letras do alfabeto.

Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro

Outro notável filme que aborda a história da loira que ataca quem a invoca no banheiro, mas de uma forma diferente de “Blondie”, é “Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro”. O longa-metragem dirigido por Marcos Otero estreou em 2013, e conta a história da loira do banheiro usando o estilo found footage (quando o filme acontece geralmente em primeira pessoa, por meio de filmagens feitas supostamente por personagens da história, como acontece nos filmes “A Bruxa de Blair” e “REC”, por exemplo). A sinopse de “Catarina…” é “Aos 12 anos de idade, Alice (Huli Balász) sofre um trauma psicológico e anos depois, suspeita de que esse acontecimento tenha sido causado pela aparição da loira do banheiro. Decidida a ir atrás dos fatos, resolve fazer um documentário e chama seus amigos Ramon (Márcio Guimarães) e Gustavo (Vinicius Finocchio) também estudantes de cinema. Nessa busca incansável, eles acabam descobrindo pistas e fatos históricos surpreendentes da real existência de um espírito chamado Maria Augusta. Durante a invasão de uma escola em busca de provas, eles irão viver os piores dias de suas vidas. Registros somente revelados com a ajuda da família de um dos envolvidos, que cedeu as várias horas de material gravado“, e você pode assistir ao filme completo clicando aqui.

Em "Catarina - A Lenda da Loira do Banheiro", três amigos investigam a lenda a fim de fazer um documentário (Foto: bocadoinferno.com.br)
Em “Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro”, três amigos investigam a lenda a fim de fazer um documentário (Foto: bocadoinferno.com.br)

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/06/13188/" width="100%" count="off" num="5"]