São Paulo em Tupi – Passuapé

A cidade de São Paulo têm várias ruas e bairros com nomes inspirados na língua dos moradores originais do Brasil, o tupi. Por causa da curiosidade, o artista Paulo Vinícius, também conhecido como Mr. Pow, resolveu criar seu novo projeto de ilustrações de lambe-lambes, o Passuapé.

A palavra vinda do tupi significa “Passear a pé”, ou seja, a melhor forma para se conhecer os bairros e ruas de São Paulo. Claro, Paulo não irá fazer apenas de São Paulo, mas de várias regiões do Brasil. Nas palavras do artista:

Essa curiosidade sempre me levou a pesquisar e descobrir uma infinidade de palavras e expressões com suas origens no Tupi, Iorubá e Bantu, as quais tenho total respeito e admiração. Como forma de materializar essa pesquisa e gerar esse questionamento sobre as palavras que reproduzimos, muitas vezes sem a menor idéia do elas querem dizer, decidi criar uma série de lambe-lambes com algumas delas.

Alguns dos nomes já feitos são: Vale do Anhangabaú, Mooca, Tietê, Ipiranga e Tucuruvi. Você pode acompanhar o projeto através da página oficial do Passuapé no Facebook ou através do Tumblr. Paulo também deixou claro que sua intenção é espalhar esses lambe-lambes pela cidade com o passar do tempo.

Aqui embaixo estão alguns dos já feitos e seus significados.

Sobre o autor

Jornalista, Social Media e niilista nas horas vagas. Fanática por cinema, sempre estou atrás de eventos diferentes e que envolvam a cultura nerd. Deixo meus resquícios em todos os lugares e em lugar nenhum https://medium.com/@nataliamarretti

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/07/sao-paulo-em-tupi-passuape/" width="100%" count="off" num="5"]