Conheça o Museu da Pessoa

Conheça o Museu da Pessoa

Um museu que guarda em seu acervo histórias de vida, esse é o Museu da Pessoa.

Fundado em 1991 em São Paulo, ele reúne hoje mais de 17 mil depoimentos coletados em áudio, vídeo, textos, fotos e documentos digitalizados.

São diversas histórias das mais diferentes pessoas. Narrativas de anônimos e famosos trabalhadas por historiadores, jornalistas e pesquisadores do museu, que juntas ajudam a compreender e construir fontes de conhecimento sobre a sociedade, e imortalizar memórias.

O espaço é colaborativo, e além de captar histórias de voluntários que procuram o museu, possui diversos projetos em áreas como educação e desenvolvimento cultural que captam memórias e contribui para o crescimento do acervo com conteúdo segmentado, que pode ser disponibilizado inclusive para pesquisas.

Existem duas formas de se visitar o museu, pois ele conta com o espaço virtual, onde disponibiliza um acervo digital com fotos, vídeos e documentos digitalizados, e o espaço físico, que fica na Vila Madalena. Nele funciona o próprio estúdio para a captação de histórias, e exposições multimídia que podem ser visitadas com agendamento.

Quem quiser contar sua história, pode agendar a gravação no  espaço do museu, e também pode relatá-la  através do site.

Serviço:     

Endereço: Rua Natingui, 1100 – Vila Madalena
Horário de funcionamento: As visitas na sede física do Museu da Pessoa ocorrem mediante agendamento prévio. Para informações sobre valores e reservas para grupos, entrar em contato com [email protected].

Consulte o site para mais informações www.museudapessoa.net
Telefone: (11) 2144 7150.

Fonte: museudapessoa.net

Atualizado em 02/2021
Foto de capa do acervo educativo do museu.

Sobre o autor

Jornalista, trabalha com assessoria e comunicação. É crítica e curiosa por natureza. Gosta de escrever sobre o que ainda não sabe, aprender sobre o que não gosta e leituras não obrigatórias. Não cultiva amigos nem inimigos, cultiva fontes. Considera a vida uma resenha não terminada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2016/08/conheca-o-museu-da-pessoa/" width="100%" count="off" num="5"]