10  lugares que todo cinéfilo deveria conhecer em Sampa

10 lugares que todo cinéfilo deveria conhecer em Sampa

A Cinemateca, com seus mais de 200 mil rolos de filmes, e o MIS – Museu da Imagem e do Som, com sua programação dedicada à sétima arte podem até ser lugares interessantes para quem adora cinema, mas não são apenas eles que compõem o guia de rolês interessantes para cinéfilos em São Paulo.

Selecionamos 10 lugares que todo cinéfilo deveria conhecer em Sampa, dá só uma olhada! 

#01 Espaço Itaú de Cinema – Augusta

Localizado no Baixo Augusta, o Espaço Itaú de Cinema é um dos lugares mais queridos pelos cinéfilos em São Paulo, tanto pela diversidade de filmes, que vão do cult à produção nacional, como pelo café e livraria que há dentro do espaço aconchegante.
Onde? Rua Augusta, 1.470-1475 – Consolação.

#02 Cine Sala

Este cine já é um point na cidade de São Paulo desde 1962, já foi Cine Fiammetta, Sala Cinemateca (1989) e atualmente é Cine Sala, exibindo filmes clássicos na telinha. Conta com bomboniere e até poltronas para deitar e ter uma sessão de filme bem “de boas”. Vale a visita.
Onde? Rua Fradique Coutinho, 361 –  Vila Madalena.

#03 “Cinematographos” 

“Cinematographos” é uma sala de cinema que fica dentro do Centro de Estudos Literários Guilherme de Almeida, que foi um dos grandes nomes da crítica cinematográfica no Estado de S. Paulo. A sala conta com exibição de vários filmes que contaram com a análise do ensaísta, de curtas de novos diretores, além de cursos e workshops gratuitos.
Onde? Cardoso de Almeida, 1943, São Paulo.

#04 Almodóvar

Em São Paulo, o cinéfilo também conta com um lugar especial quando o assunto é comida. Inspirado no aclamado diretor espanhol Pedro Almodóvar, o restaurante que leva o mesmo nome do diretor conta com comida espanhola, carta de vinhos e outros requintes da cultura hispânica.
Onde? Rua dos Pinheiros, 274 – Pinheiros.

#05 Big Kahuna Burger 

Mas se você  é cinéfilo, não se identifica tanto com lugares mais sofisticados, e gosta mais de hambúrguer,  ação e Tarantino, então o lugar ideal é a Big Kahuna Burger. A hamburgueria carrega o mesmo nome da que aparece no clássico Pulp Fiction, com decoração e cardápio inspirados no filme!
Onde? Alameda Lorena, 53 – Jardim Paulista.

#06 Cine Olido 

O Cine Olido, Mais conhecido como o “ cinema da galeria”,  é visto como uma raridade no centro velho de São Paulo por contar com características de cines da década de 50: poltronas vermelhas, escadarias, espelhos e programação variada entre filmes internacionais, nacionais e curtas variados, que fazem do lugar curioso quando o assunto é o cinema e história da cidade.  As entradas para as sessões costumam ser francas ou com ingressos a R$1,00.
Onde? Avenida São João, 473, Térreo ao 2º andar – Centro.

#07 Feira Como assim

Para quem gosta de colecionar objetos de decoração, roupas, pôsteres e tudo o que você imaginar sobre cinema e não encontra, então vale conhecer a “Feira Como Assim?”, que sua diversidade de barraquinhas conta com várias só para cinéfilos. Ela acontece todos os Domingos no Shopping Center 3, na Av. Paulista.
Onde? Av. Paulista, 2064 – Cerqueira César.

#08 Iron Studios 

Outro lugar para os amantes do cinema encontrar estátuas de personagens de quadrinho e cinema, como Batman, Mestre Yoda e afins é a loja Iron Studios, que conta com duas unidades – Jardins e Shopping Eldorado. Os produtos são peças produzidas pela loja, então vale a pena conhecer se você é fã de algum personagem do cinema e gostaria de comprar algo especial ou apenas conhecer por curiosidade.
Onde? Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 946 – Jardins – Shopping Eldorado – Piso 2.

#09  Cine Autorama

Cine Autorama é um projeto de cinema ao ar livre, que retoma o estilo drive-in da década de 50. As sessões de filmes são esporádicas, acontecem tanto em São Paulo, como no interior do estado, então para participar é preciso entrar no site, se inscrever e ficar atento onde será a próxima sessão, e para assistir o filme, basta ir de carro no local onde o filme for exibido, o áudio do filme é exibido pelo som do seu carro. Acesse o site para mais informações.

#10 Cine na Praça 

Todas as quintas-feiras, às 19h, a Praça Victor Civita, em Pinheiros, fica lotada de cinéfilos que se reúnem para assistir um filme diferente. O projeto Cine na Praça conta com filmes são escolhidos por temáticas, sendo cada mês um tema relevante. E para assistir, é só chegar no local, as sessões são todas gratuitas!
Onde? Rua Sumidouro,580 –  Pinheiros, São Paulo- SP.

E ai, cinéfilo, conhece mais algum lugar interessante para ir em Sampa?

Fontes:  Obaoba/ Guia Sp/ Veja Sp

Atualizado em 02/2021
Foto por Clara Angeleas/MinC em Flickr

Sobre o autor

Jornalista, cronista, linguista, chocólatra, louca por livros, adora cinema, rolês em Sampa e escrever no seu blog Pequenos Deleites .

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/02/10-lugares-que-todo-cinefilo-deveria-conhecer-em-sampa/" width="100%" count="off" num="5"]