Vendo São Paulo do Alto no Pico do Jaraguá!

Vendo São Paulo do Alto no Pico do Jaraguá!

Muitos acham que ver São Paulo do alto só é possível de helicóptero (nada disso rs). Hoje apresento à vocês o Pico do Jaraguá. O local é o ponto mais alto da cidade e conta com 1.135 metros de altitude – a vista alcança até 55 metros de forma panorâmica.

História

O Pico do Jaraguá já foi palco de guerra entre índios e bandeirantes, e foi também, reserva de grande quantidade de ouro (que foi todo explorado até seu esgotamento no século XIX). Também foi considerado o “marco dos viajantes” pois era possível ver o pico de qualquer local, e assim, medir o tempo de chegada até onde precisava-se ir.

Em 1946, o Pico do Jaraguá foi transformado em ponto turístico e alguns anos depois, em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para que os visitantes tivessem acesso à parte histórica do local, como a casa do morador mais antigo e a sua bela paisagem.

Trilha do Pai Zé

A Trilha do Pai Zé tem seu destino final no Pico do Jaraguá, para fazê-la é necessário ter bastante disposição pois ela possui 3.600 metros (o tempo de caminhada na trilha é de mais ou menos 1 hora). Enquanto você percorre a trilha é possível avistar várias espécies de flora e fauna, como macaco-prego, tucano -do bico-verde, bicho-preguiça, saguis e outros.

É  indispensável ir com tênis confortável, garrafinha d’água, protetor solar, e levar um lanchinho caso dê aquela fome.

Como chegar​:​

​E​ndereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo.

​Transporte público: Descer na luz, e pegar o​ Vila Clarice – Linha 7 Rubi da CPTM, com destino a Francisco Morato e depois pegar o ônibus Sol Nascente ou Jaraguá. Desce na porta.​ Carro: Acesso pelo km 18 da rodovia Anhanguera.

Horário de funcionamento:

Todos dias, das 7h às 17h (o encerramento é estendido até às 18h no horário de verão.)
Telefone: (11) 3945-4532.

Atualizado em 03/2021
Foto por Naldo Gomes em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Paulistana, estudante de Marketing, navegante de histórias e fotógrafa nas horas vagas. Gosta muito de conhecer novos lugares e ajudar as pessoas. Entende que a vida é um eterno ciclo entre tombos e aprendizados.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/02/pico-do-jaragua-alto-de-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]