Conheça a Gibiteca Henfil

Conheça a Gibiteca Henfil

Imagine um acervo com mais de 10 mil títulos entre álbuns, revistas e livros sobre HQs,  RPG, fanzines e recortes de periódicos. Isso mesmo, um lugar para os amantes das histórias em quadrinhos. Esse lugar é a Gibiteca Henfil, uma espécie de biblioteca de quadrinhos.

O nome Henfil foi dado em referência ao famoso cartunista, Henrique de Souza Filho,  que teve um importante papel nos quadrinhos no Brasil pela renovação que trouxe ao desenho humorístico nacional com seus personagens e críticas sociais. Suas publicações também fazem parte do acervo.

A Gibiteca foi fundada em 1990 e é considerada a maior instituição do gênero por possuir uma coleção rica, que inclui materiais únicos e raros, como a cópia de uma publicação de Tico Tico, a primeira revista em quadrinhos do Brasil.

Katsuhiro Otomo, Robert Crumb, Art Spiegelman, e Joe Sacco são alguns dos autores estrangeiros cujas obras:  Akira, America, Blues, Maus e Palestina, compõem o acervo.

Parte dos títulos além de poderem ser consultados na própria gibiteca também ficam disponíveis para empréstimos, basta se cadastrar apresentando comprovante de residência e documento com foto.

O espaço oferece ainda oficinas, palestras, exposições, exibição de filmes e jogos.

Serviço:

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Fone: (11) 3397-4090
Horário: de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Fonte: Centro Cultural São Paulo

Atualizado em 02/2021

Sobre o autor

Jornalista, trabalha com assessoria e comunicação. É crítica e curiosa por natureza. Gosta de escrever sobre o que ainda não sabe, aprender sobre o que não gosta e leituras não obrigatórias. Não cultiva amigos nem inimigos, cultiva fontes. Considera a vida uma resenha não terminada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/04/conheca-gibiteca-henfil/" width="100%" count="off" num="5"]