Salas de escape e ansiedade: e ai?

Salas de escape e ansiedade: e ai?

De uns anos pra cá as salas de escape tem chamado atenção. Nós mesmos do Sobreviva já mostramos várias opções para vocês.

Na semana passada eu pude ter a minha primeira experiência no Escape 60 Extreme, sala Casamento Macabro, mesmo tendo oportunidades de ter ido antes, mas por que demorei tanto?

  • Meus amigos viviam desistindo;
  • Não conseguia o dinheiro;
  • Eu tenho ansiedade.

Quem tem ansiedade sabe muito bem que situações de stress e pressão podem ser muito piores do que realmente são. Pensar na possibilidade de estar numa situação por vontade própria, só piorava tudo.

Então por que eu resolvi me submeter a essa experiência?

Pra mostrar que mesmo tendo ansiedade é possível se divertir numa situação que seria impossível. Esse é um texto de utilidade pública.

Para começo de conversa, as crises de ansiedade de cada um são bem particulares, cada tratamento funciona de uma forma e nem sempre as dicas que funcionam pra um funciona para todos, mas espero poder ajudar alguém através daqui.

Também quero deixar bem claro que sim, eu faço acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico, o que não impede que eu tenha crises em situações de “risco”. Além disso, eu conheço bem como minha mente funciona nesses momentos, então sei descrever para as pessoas ao meu redor o que fazer nesse tipo de situação. Por isso, o primeiro passo é:

Prepare seu psicológico

Parece um pouco aterrorizante falar dessa maneira, mas prepare sua mente que você estará em um ambiente que provavelmente irá se assustar, que irá sentir medo e que você tem um tempo limite.

Avise as pessoas que te conhecem bem o horário que estará na sala de escape e peça que fiquem atentas a mensagens. Se souber exercícios de respiração, melhor ainda.

Seja sincero

Eu avisei a Gabi, o Rodrigo e a Bruna que não tinha ido a uma sala de escape e que estava com medo de ter uma crise de ansiedade lá dentro, pedi para que eles tivessem paciência comigo e que me ajudassem caso acontecesse algo.

Como os três são pessoas maravilhosas, eles falaram para eu não me preocupar e que me ajudariam.

Preste atenção a tudo

Antes de entrar na sala, recebemos as instruções, mas eu achei importante perguntar se eu não teria contato físico com nada ou ninguém, por causa da ansiedade. O rapaz do local riu, achando que era uma piada, expliquei a situação para ele e foi então que ele falou para eu não me preocupar.

Vejam bem, meus caros leitores, eu sou uma pessoa relativamente tranquila, mas durante minhas crises de ansiedade, eu fico extremamente agressiva e é preciso mais de duas pessoas muito fortes para me segurar. Eu estava com medo de machucar alguém, além de me machucar.

Sim, há um botão do pânico, pergunte da aparência dele e assim que entrar visualize onde ele está, ele poderá fazer a diferença.

Durante o jogo

Após entrarmos na sala, eu fiquei bem calma, até demais. Meu segredo foi: Foco.

Eu me focava em algum enigma e tentava decifrá-lo o mais rápido possível, tentando ignorar o ambiente ao meu redor. Posso dizer que foi o que me ajudou durante essa hora da minha vida.

Respeite seus limites

Como eu já comentei, eu já conheço minhas crises, reações e pensamentos, mesmo que sejam incontroláveis no momento, mas sei até que ponto posso chegar sem que eu “surte” de vez.

Respeite a sua mente e respeite quando seu corpo mostrar que você não consegue fazer algo. Eu mesma não consegui fazer algumas tarefas durante o jogo porque fiquei travada de medo, mas preferi assim do que me submeter a algo que não sabia o que poderia me causar.

E não se esqueça de respirar.

Claro, eu fui na sala Extreme, que é a mais tensa e com o tema onde coisas estranhas acontecem, mas há salas mais leves e com temas diferentes. Na própria Extreme há a sala Sequestro que eu não preciso me estender explicando.

O pós

Quando sair da sala, procure ir fazer outra atividade, algo para tirar toda a tensão do seu corpo. Ria dos momentos que sentiu mais medo, faça o que te relaxa mais. Eu, por exemplo, relaxo quando falo bastante ou faço alguma atividade física, então fiz questão de conversar com os três lindos da equipe e ainda conversei com o marido quando cheguei em casa.

Por isso, se você tem ansiedade e tem muita vontade de ir, vá! Vale muito a pena! Tente conhecer a história da sala antes para ver se você não irá se assustar muito ou se não irá te causar algum tipo de trauma e aproveite! <3

Atualizado em 03/2021
Foto por Clockedin dk em Pixabay 

Sobre o autor

Jornalista, Social Media e niilista nas horas vagas. Fanática por cinema, sempre estou atrás de eventos diferentes e que envolvam a cultura nerd. Deixo meus resquícios em todos os lugares e em lugar nenhum https://medium.com/@nataliamarretti

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/04/salas-de-escape-e-ansiedade-e-ai/" width="100%" count="off" num="5"]